Antônio Gomide propõe a criação do Parque da Memória para homenagear as vítimas da covid-19 em Goiás

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 3582/21, que cria o Parque da Memória, com o plantio de árvores em homenagem à cada vítima da covid-19 no estado de Goiás. A proposta é de autoria do deputado Antônio Gomide (PT).
O parlamentar afirma que o objetivo do Parque da Memória é impedir que a morte dos mais de oito mil goianos, decorrentes da pandemia, caia no esquecimento. ‘‘Foram vidas, projetos, planos e sonhos furtados pela covid-19. O intuito do projeto é que cada vítima possa renascer por meio da continuação da vida, do reconhecimento e da perpetuação através da simbologia das árvores. O impacto disso é ultrapassar a barreira do tempo e se fazer existir no presente e futuro’’ afirma Gomide.
Além disso, a proposta também tem a finalidade de promover ações de reflorestamento nos parques ambientais do estado de Goiás. ‘‘Isso significa restaurar a vegetação nativa do cerrado e a consequência disso é proteger o cerrado goiano’’, diz.
O texto destaca, ainda, que aproximadamente 80% da biodiversidade, já sofreu alterações na fauna e flora. Em Goiás, a situação é ainda mais grave pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo o bioma já se encontra alterado, portanto, a ação de reflorestamento tem impacto na restauração e preservação do meio ambiente local.
A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob a relatoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).