Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei aprovada na Alego há 33 anos deu nome ao Hospital Geral de Goiânia: Alberto Rassi

15 de Março de 2021 às 10:01

Há 33 anos, em janeiro de 1998, o então governador Maguito Vilela (MDB) sancionou a Lei Estadual nº 13.234, de sua própria autoria, que determinou que o Hospital Geral de Goiânia (HGG) passaria a se chamar Hospital Dr. Alberto Rassi.

O nome foi uma homenagem ao médico, que havia morrido um ano antes, em 1997, um dos pioneiros da medicina em Goiânia. Alberto Rassi formou-se em Medicina em 1940, no Rio de Janeiro e, em 1941, já estava em Goiânia atendendo na Avenida Bahia, em Campinas. Com o tempo, novos membros da família, como Anis Rassi, também estudaram Medicina.

O HGG iniciou suas atividades em 29 de dezembro de 1959 com o nome de Hospital Geral – Inamps e funcionou nos primeiros 20 anos apenas como um hospital federal para tratamento eletivo, de urgência e de emergência, em várias especialidades. Em dezembro de 1990 houve a transferência do hospital da União para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Termo de Cessão de Uso nº 26 de 4/12/1990, em conformidade com o Decreto nº 94.657 de 28/07/1987 do Governo do Estado de Goiás e da Fundação Hospitalar do Estado de Goiás.

Em 1991, a unidade foi fechada para reforma geral, sendo suas atividades absorvidas pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e por outras três maternidades. A reabertura ocorreu em maio de 1998, com proposta de atendimento parcial em nível terciário para prestação de serviços de média e alta complexidade, realizando atendimento especializado, cirurgias eletivas de alto custo e procedimentos diagnósticos.

Em 2001, o Hospital Geral de Goiânia abriu suas portas a distintas unidades de ensino e estabeleceu residência médica em oito especialidades, inicialmente. O hospital passou a ser gerenciado por uma organização social (OS) em março de 2012.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.