Ícone alego digital Ícone alego digital

Doença de Parkinson

09 de Abril de 2021 às 16:55
Crédito: Publicidade
Doença de Parkinson
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
Onze de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A data chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e reforça o esclarecimento de dúvidas sobre essa patologia.

Celebrado no próximo domingo, 11, o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e, também, chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que têm essa patologia. Considerada a segunda doença neurodegenerativa mais frequente no mundo, ela fica atrás apenas do Alzheimer.

De acordo com a médica geriatra Zélia Santana, as principais características da doença ainda são desconhecidas por muitos. “Diferente do Alzheimer, na grande maioria dos pacientes, a Doença de Parkinson surge a partir dos 55, 60 anos, e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos. Ao contrário do que muitos pensam, o principal sintoma não é tremor das mãos”, frisou a médica.

Segundo Zélia, o Parkinson é uma doença complexa e que, apesar do tremor ser uma das características, não é único. “O desequilíbrio, lentidão de movimentos; dificuldade para caminhar; instabilidade postural; rigidez muscular; dores musculares; perda progressiva das expressões faciais; alterações na fala; dificuldades em se exercitar são alguns dos sintomas que podem surgir no paciente com Parkinson”, esclareceu.

Além disso, segundo ela, durante a progressão da doença, podem aparecer outros sintomas, tais como: o comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo. “Por isso, a importância do diagnóstico precoce da doença”, alertou a médica.

Diagnóstico e Tratamento

Para chegar ao diagnóstico da doença de Parkinson, inicialmente é feita uma análise do histórico do paciente e uma avaliação neurológica. Durante a consulta, o médico pode solicitar que o paciente realize alguns movimentos, repita palavras, para verificar a coordenação motora, rigidez muscular, capacidade de fala e equilíbrio. Exames de imagem, como tomografia cerebral e ressonância magnética, são complementares. Geralmente, é possível identificar o quadro da doença já com a análise clínica feita pelo médico especialista.

Por sua vez, o tratamento da doença depende do caso de cada paciente e deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar com diferentes áreas de atuação. Dentre elas, a psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, que ajudam na reabilitação e melhoria na qualidade de vida da pessoa com Parkinson.

Doença de Parkinson em debate na Alego

Na Assembleia Legislativa, projetos de lei que garantem direitos às pessoas com doenças como Parkinson e outras comorbidades são constantemente debatidos. Com a matéria de nº 6264/19, o deputado Lucas Calil (PSD) propõe que seja estabelecida a redução da alíquota do Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), caso um único imóvel seja transferido a pessoas com doenças neurodegenerativas, por exemplo. A propositura tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego.

O projeto estabelece uma alíquota de 2% no ITCMD em situações em que o herdeiro do bem seja portador de paralisia cerebral, autismo severo, deficiências motoras, síndrome de Down, deficiência auditiva, microcefalia, Parkinson, Alzheimer ou pessoas acima de 60 anos. A alíquota de 2% tem validade apenas para a transferência de um único imóvel.

Além da restrição para um imóvel, o projeto estabelece um limite máximo de cinco salários mínimos, a título de renda familiar do contribuinte, como critério para a aplicação da redução de 50% da alíquota sobre o ITCMD.

O ITCD é um imposto de competência estadual, que é arrecadado pelo Governo, como forma de tributar as relações mercantis e sucessórias, de modo que haja variedade tributária que assegure segurança e recursos ao Estado, para que este garanta e zele pela ordem e harmonia social.

“Ocorre que o Estado, muitas vezes na forma da legalidade e respeitando princípios de administração pública, deve assumir o papel de garantir a igualdade ao povo tutelado pelo Governo. O princípio da impessoalidade está previsto no artigo 37 da Constituição Federal e deve, aqui, estabelecer caráter decisório enquanto em urna sociedade organizada”, diz a justificativa do projeto.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.