Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi propõe ensino de programação de computadores nas escolas públicas

18 de Agosto de 2021 às 11:11

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 6504/21, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que propõe alterar a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. O objetivo é o de acrescentar o tema linguagem de programação de computadores no ensino fundamental e médio das escolas públicas goianas.

“O Ensino de Programação vem sendo adotado no currículo escolar de vários países como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, algumas escolas particulares se destacam por oferecer essa disciplina aos alunos”, coloca Adriana Accorsi, ao justificar a sua iniciativa parlamentar.

A deputada cita o mestre em Engenharia da Computação e consultor em tecnologias educacionais Charles Niza, para quem "o ensino de programação é importante porque estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas no século 21".

Segundo Niza, a programação pode estar nas escolas de diversas formas, os professores podem ensinar programação ou ensinar com programação. "Quando ensinada de forma contextualizada, a programação pode ser uma grande aliada no ensino das disciplinas básicas, como português e matemática", ressalta.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra a Política Nacional de Educação Básica, estabelece que as aprendizagens essenciais devem assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais. Dentre essas competências, a de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, frisa Accorsi.

E acrescenta: “Deste modo, o ensino de programação está previsto na BNCC e sua inclusão como conteúdo transversal no ensino fundamental e como disciplina no ensino médio contribuirá para que a educação de Goiás atinja um patamar de aprendizagem e desenvolvimento mais elevado”.

A proposição está na Diretoria Parlamentar, onde foi apensada ao processo 2021006480.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.