4ª edição da Revista Alego traz reportagens sobre o papel do Legislativo goiano e também balanço de atividades do 1° semestre

03 de Setembro de 2021 às 09:45
Crédito: Carlos Costa
Revista Alego 4ª edição

Aproximar o cidadão do Legislativo goiano tem sido uma das principais pautas da gestão do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB). A quarta edição da Revista Alego traz um editorial com a fala do presidente, que destaca a divulgação do trabalho parlamentar na imprensa goiana.

Desde junho a população tem acompanhado, com frequência, as principais ações realizadas pela Casa de Leis em matérias publicitárias veiculadas nos veículos de comunicação do estado. “A iniciativa é pioneira no Legislativo goiano e reforça a importância do trabalho parlamentar para a vida em sociedade, aproximando cada vez mais os cidadãos, que passam a entender melhor que influenciamos, e muito, a vida dos mais de sete milhões de habitantes que aqui vivem”, pontua Lissauer.

O presidente afirma, ainda, no editorial, que o primeiro semestre de 2021 foi bastante produtivo, mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia de covid-19. “Nos últimos meses, o trabalho de Plenário, que funciona em modo híbrido, teve uma alta produtividade e reforça a conquista desse formato, inédito em nosso Parlamento. Com o empenho de todos os 41 deputados, não deixamos de abrir nenhuma sessão ordinária por falta de quórum. Apesar do momento delicado, nossa atividade não parou e temos muito orgulho da forma que atuamos nesse momento de crise.”

O parlamentar também destaca que a atuação desse primeiro semestre foi fortalecida pelo pagamento das emendas impositivas, que garantem mais desenvolvimento aos municípios goianos, refletindo diretamente em qualidade de vida para a população.

Aliás, os investimentos que estão sendo feitos em Goiás por meio das emendas impositivas foram abordados na reportagem que abre a edição da Revista Alego. A matéria conta, com detalhes, qual o destino de mais de R$ 235 milhões, recurso de emendas impositivas investido em diversas áreas de Goiás.

Outros conteúdos da Revista Alego

O periódico também traz uma matéria sobre a alta produtividade nos primeiros seis meses de 2021. Ao encerrar o semestre legislativo, o balanço é mais que positivo: no período, a Casa analisou 1.069 processos legislativos, sendo 91 de iniciativa parlamentar, 49 projetos da Governadoria, oito de outros órgãos, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e 866 requerimentos apresentados.

A edição conta, ainda, com reportagens que esclarecem sobre as atividades do Legislativo. Uma delas explica que, além do papel constitucional de aprovar leis, os parlamentares também têm a função de fiscalizar as ações do Executivo. Em outra matéria, é explicado como funciona e quais são as atribuições de um dos mais importantes colegiados do Parlamento goiano, a Comissão Mista.

O periódico destaca, também, a participação e a importância das mulheres no Parlamento goiano.

A revista da Alego é completa e você também acompanha reportagens sobre os balanços de gestão apresentados pelos secretários estaduais no primeiro semestre. E ainda, matérias sobre os projetos de retomada pensados para fomentar os setores de turismo e cultura.

Por falar em turismo, nessa edição, a revista também traz reportagem sobre o município de Corumbá de Goiás, a 110 km de Goiânia e 120 km da capital federal, que oferece belas paisagens, trilhas de média e alta complexidade, banhos de cachoeira, além de atrair praticantes de boia cross e rafting.

A nova edição do Concurso Fotográfico Yocihar Maeda também é foco de texto publicado no periódico. Além disso, não poderia faltar espaço para as novidades da construção da sede do Parlamento goiano. Dessa forma, a quarta edição da Revista Alego traz reportagem sobre a mudança de endereço do Legislativo goiano e conta curiosidades sobre o Palácio Alfredo Nasser, atual sede do Poder Legislativo de Goiás, construído na década de 1960 do século passado.

A distribuição da edição da Revista Alego foi iniciada pelo Poder Legislativo nesta semana. Nos próximos dias, exemplares do periódico serão enviados também para as prefeituras e câmaras dos municípios goianos, além de outros órgãos públicos tanto do interior quanto da Capital. O periódico dessa quarta edição conta com 28 páginas.

Agência Assembleia de Notícias