Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba propõe CPI para averiguar possíveis irregularidades na Santa Casa de Misericórdia

28 de Setembro de 2021 às 15:23

Presidente da Comissão de Saúde da Alego, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) fez pronunciamento no Pequeno Expediente desta terça-feira, 28, quando falou sobre a sua proposta de  instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar possíveis irregularidades na gestão da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Trata-se de uma instituição filantrópica que recebe o aporte de R$ 2 milhões mensais do Governo Estadual e que foi alvo de denúncias à Comissão de Saúde por parte de pacientes e profissionais.

“Como toda instituição pública ou privada não está imune a erros, e chegaram denúncias de pacientes na Comissão de Saúde”, declarou.

De acordo com Gustavo Sebba, chegaram relatos de pacientes lesionados por causa de erros e falta de equipamentos. Portanto, o colegiado encaminhou ao hospital um ofício com 23 questionamentos. Além disso, o parlamentar esteve in loco e conversou com pacientes e com o corpo clínico. Em seguida, foi feita uma análise técnica das respostas e ficaram evidenciados indícios de erros graves.

“Os setores responsáveis não conhecem nem o próprio fluxo dos processos. Há incoerência nas respostas, com divergências de dados, conforme mencionado na análise de itens específicos desses questionamentos com os indicadores apresentados”, relatou.

O parlamentar informou, ainda, que a Santa Casa não recebeu os recursos do Tesouro entre os meses de janeiro e junho porque não promoveu a prestação de contas exigidas pela Secretaria da Saúde. "Achei que era uma falha da pasta e fui até lá e soube da situação. Não é responsabilidade da secretaria. Tenho que fazer justiça, o Governo está fazendo a parte dele, dando um convênio importante”, completou.

Gustavo Sebba observou, por fim, que os pacientes acabam sendo os mais prejudicados com a situação da unidade de saúde e sugeriu a instalação de uma CPI para averiguar o não cumprimento de metas, a incoerência de valores e as justificativas evasivas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.