Projeto de Issy Quinan beneficia associação de guias em ecoturismo de Colinas do Sul
O projeto de lei nº 8816/24, de autoria do deputado Issy Quinan (MDB), que declara de utilidade pública a Associação de Guias em Ecoturismo no Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Agendas), com sede no município de Colinas do Sul, está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A proposta aguarda parecer do relator Coronel Adailton (SD).
Na argumentação da matéria, Issy diz que se trata de uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, atuante na área do turismo e do meio ambiente. A mencionada entidade destina-se a incentivar e fomentar a prática do turismo, bem como a condução das unidades de conservação e áreas naturais do município de Colinas do Sul e da região da Chapada dos Veadeiros.
Entre outros objetivos, a entidade busca desenvolver socialmente e ambientalmente os locais mencionados, por meio da exploração direta e indireta dos recursos naturais, de maneira sustentável, com ênfase no ecoturismo, além de planejar, desenvolver e executar programas de atuação na área de turismo receptivo, orientando, informando e divulgando, de forma a atender plenamente as demandas decorrentes da região.
Há ainda o objetivo de promover cursos de capacitação e profissionalização, pertinentes a qualquer instância da cadeia produtiva do turismo e meio ambiente, e desenvolver ações para gerar eventos, feiras e congressos, além de captar visitantes para os atrativos turísticos e eventos do município de Colinas do Sul e região da Chapada dos Veadeiros.