Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão desta quarta-feira teve como foco projetos de deputados

17 de Novembro de 2021 às 17:58
Crédito: Valdir Araújo
Sessão desta quarta-feira teve como foco projetos de deputados
Sessão ordinária híbrida
O Plenário da Assembleia destinou a sessão desta 4ª-feira à apreciação de oito projetos de parlamentares, sendo que, destes, cinco foram aprovados, dois receberam emendas e o último teve sua votação adiada. Das matérias aprovadas, em primeira fase, destaque para a que torna obrigatória a inclusão do leite no cardápio da alimentação escolar da Rede Estadual de Educação em Goiás, e a que isenta da cobrança de ICMS medicamentos para atrofia muscular espinhal (AME).

A Mesa Diretora da Alego colocou em discussão oito matérias constantes da pauta da Ordem do Dia, durante a sessão híbrida desta quarta-feira, 17. Destas, apenas cinco foram aprovadas, sendo duas na primeira fase e três na segunda. Dentre as três restantes, duas tiveram suas votações prejudicadas em razão de emendas apresentadas em plenário e a última foi adiada.  

Durante a segunda sessão ordinária híbrida da semana, foi registrada a manifestação dos servidores públicos goianos, que se fizeram presentes nas imediações da Casa. Eles reivindicavam reajustes em seus vencimentos, conforme a data-base, que é legalmente garantida nos planos de carreira. Os petistas Antônio Gomide e Delegada Adriana Accorsi juntamente com o deputado Sérgio Bravo (Pros) discursaram em favor do movimento. 

Alimentação escolar

Dentre os projetos que seguem para a segunda fase de votação, destaque para o de n° 4571/19, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (Patriota). A matéria, que visa tornar obrigatória a inclusão do leite no cardápio da alimentação escolar da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás, contou com 22 votos favoráveis e nenhum contrário à sua aprovação.

De acordo com a propositura, o leite deverá ser inserido no cardápio da alimentação escolar pelo menos três vezes por semana nas escolas de período integral e duas vezes por semana nas de período parcial. Em justificativa, Amauri Ribeiro defende que a medida deverá contribuir para incrementar a qualidade nutricional da alimentação que é fornecida aos estudantes, respeitando a regulamentação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

A propositura também estipula que o produto seja adquirido de indústrias situadas no estado de Goiás, como forma de fomentar a economia local, gerando empregos para milhares de famílias. 

ICMS de medicamentos

Outro projeto de destaque, igualmente aprovado em primeira fase na tarde de hoje, foi o de n° 5679/20, do deputado Paulo Trabalho (PSL). A matéria, que visa isentar a cobrança de ICMS nos remédios Zolgensma e Spinraza, usados no tratamento de atrofia muscular espinhal (AME), arrebanhou 25 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Em justificativa, o autor explica que a doença não tem cura definitiva, mas tem tratamento, que é realizado, normalmente, por estimulação através de aparelhos e medicação contínua. Paulo Trabalho informa que os medicamentos, que são indispensáveis para a sobrevivência do doente, têm custo elevado, principalmente para famílias carentes. Caso a proposta apresentada seja sancionada, os remédios passarão a ter custos mais acessíveis aos pacientes que deles necessitam. 

Veja a seguir a lista completa com os projetos apreciados na tarde desta quarta-feira: 

Aprovados em primeira fase

Projeto de lei n° 4571/19 - Autor: deputado Amauri Ribeiro (Patriota). Torna obrigatória a inclusão do leite no cardápio da alimentação escolar da Rede Estadual de Educação do Estados de Goiás. Placar de votação: 22 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Projeto de lei n° 5679/20 - Autor: deputado Paulo Trabalho (PSL). Isenta do ICMS as operações com os medicamentos que relaciona, destinados ao tratamento da atrofia muscular espinhal - AME, em Goiás. Placar de votação: 25 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Aprovados em segunda fase

Projeto de lei n° 4717/19 - Autor: deputado Chico KGL (DEM). Dispõe sobre a obrigatoriedade de pavimentação asfáltica e completa sinalização dos aeroportos estabelecidos no Estado de Goiás. Placar de votação: 22 votos favoráveis e um voto contrário.

Projeto de lei n° 5976/21 - Autor: deputado Cairo Salim (Pros). Concede Título de Cidadania Goiana à Maria Auxiliadora Borges Bomtempo, nascida no município de Araxá-MG. Placar de votação: 24 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Projeto de lei n° 6505/21 - Autor: deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL). DecIara de utilidade pública a Associação Iniciação Esportiva Nova Esperança, com sede no Município de Ceres - GO. Placar de votação: 24 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Emendados em plenário

Projeto de resolução nº 8519/21 - Autor: Mesa Diretora. Altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e visa permitir que as sessões ordinárias e extraordinárias do Plenário e das Comissões Técnicas sejam realizadas de forma híbrida. Emendado pelo deputado Antônio Gomide (PT).

Projeto de lei n° 5887/20 - Autor: deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás. Emendando pelo próprio autor da matéria. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.