Karlos Cabral quer instituir o Dia Estadual da Música Sertaneja em Goiás
Instituir o Dia Estadual da Música Sertaneja, em Goiás, a ser comemorado no dia 22 de julho e incluído no calendário oficial do estado de Goiás. Essa é uma postulação do deputado Karlos Cabral (PDT), formalizada através do projeto de lei nº 8547/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“A música sertaneja, nas suas mais diversas representações, proporciona para as atuais e futuras gerações o acesso à expressão e faz a fusão cultural brasileira, uma das mais significativas expressões musicais do país e, sem dúvida, a mais popular forma de manifestação de nossa formação cultural”, coloca Cabral na justificativa da sua proposição.
O deputado afirma que a data escolhida para comemorar esse estilo musical foi pensada em homenagem à cantora sertaneja Marília Mendonça, que faleceu no dia 05 de novembro deste ano. Marilia Mendonça, cantora, compositora e instrumentalista brasileira, nasceu em 22 de julho de 1995, na cidade de Cristianópolis-GO.
“A música se insere num contexto único, pois faz parte da cultura de um povo, ultrapassa os limites do concreto, e se funda como legitimação de uma maneira de expressão que ganha caráter de tradição e se contextualiza em sua época, registra subjetivamente a organização social e cultural de um determinado povo, de um determinado grupo", reforça Cabral.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e está em fase de primeira votação no Plenário.