Ícone alego digital Ícone alego digital

Em sessão solene na noite dessa 4ª-feira, Thiago Albernaz homenageia os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular

25 de Novembro de 2021 às 07:00
Crédito: Hellenn Reis
Em sessão solene na noite dessa 4ª-feira, Thiago Albernaz homenageia os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular
Sessão especial em homenagem a Igreja do Evangelho Quadrangular

Sessão especial extraordinária, promovida pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), comemorou os 70 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil e 61 anos em Goiás. A solenidade teve lugar no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nessa quarta-feira, 24, às 20 horas. Na oportunidade,  receberam Certificados de Honra ao Mérito Legislativo 53 pastores e pastoras da denominação evangélica de diversas regiões de Goiânia e também dos municípios de Inhumas, Anápolis, Jataí, Goianira e Campinorte.

Ao dar início aos trabalhos, o parlamentar, que é integrante da Igreja Quadrangular, expressou a satisfação de poder homenagear a denominação evangélica à qual pertence desde a infância. “Sempre conto com a orientação e apoio profissional e pessoal, dentro da igreja”, afirmou. 

Albernaz também explicou que a liberação para que retornassem as sessões solenes na Casa de Leis aconteceu neste mês de novembro.  

Além do parlamentar na condução da solenidade, a mesa foi composta pelo reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) e o ex-deputado federal Fábio Sousa. 

Na abertura da homenagem, o pastor Daniel Siqueira proferiu uma oração, na qual ressaltou a importância do trabalho realizado pela igreja e invocou as bênçãos aos integrantes. Na sequência, a comemoração foi por meio de cânticos de hinos, interpretados por Laísa Durans. 

Ao fazer uso da palavra, o ex-deputado e bispo Fábio Sousa ressaltou a satisfação de voltar à tribuna da Assembleia Legislativa, onde esteve durante dois mandatos. “Falar da Igreja Quadrangular é motivo de muita alegria, e ressaltar a trajetória daqueles que propagam o reino de Deus. É algo extraordinário para quem o faz. É a segunda (igreja evangélica) no Brasil em número de templos”, afirmou. 

Fabio lembrou um antigo hino, que diz "ninguém detém obra santa, essa causa é do Senhor", e asseverou que a Igreja Quadrangular é obra santa, ao tratar do trabalho desempenhado pela entidade. 

Cruzada evangelista

O reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja Quadrangular à frente dos trabalhos desde 2010, ressaltou a importância da homenagem e daqueles que fazem a história da denominação. Em um breve relato, contou como surgiu a igreja em Los Angeles (EUA), em 1923, fundada pela missionária Aimée Semple McPherson. "Ela nasceu do coração de Deus", disse.

O religioso explicou o porquê de ser quadrangular, por se tratar dos ministérios "Jesus que salva, que batiza com o Espírito Santo, Jesus cura e Jesus voltará", frisou ao ressaltar que a igreja é conhecida como Cruzada Nacional de Evangelização.

Na sequência, Albuquerque abordou a história da igreja em Goiás, fundada na cidade de Anápolis em 1960, pelo pastor Onésimo de Barros, que à época realizava os trabalhos em uma tenda verde. O pastor presidente relembrou que desde o seu nascimento integrava a igreja e das experiências que, desde a infância, viveu dentro da instituição, que está presente em 75 municípios goianos e conta atualmente com 17 mil unidades, em Goiás, no Distrito Federal e no estado do Tocantins. 

Em 1973, a instituição teve à frente dos trabalhos o pastor Orlando de Oliveira, que assumiu a igreja e liderou até 1993, elevando-a a um crescimento extraordinário. 

A primeira mulher a ser inserida no quadro de diáconos da Quadrangular, Urica Vieira da Conceição, ao fazer uso da palavra relatou a história de vida da sua família dentro da congregação religiosa. “Criei todos os meus filhos dentro da igreja. Não conheceram o mundo e todos hoje são pastores”, celebrou. 

O deputado Glaustin, que é da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara Federal, frisou a homenagem à Quadrangular como uma manifestação justa. “Tive o prazer de conhecer e ver o quanto fazem bem para a sociedade não só em Goiás, mas no Brasil”, salientou. 

Thiago Albernaz abordou os desafios que se apresentaram por meio do período pandêmico, suas próprias experiências e a alegria de pertencer à bancada e tratar de pautas "que não estão de acordo com nossos princípios, mas temos sido vitoriosos”, ressaltou, acompanhado pela esposa, Raíssa Albernaz, que auxiliou na entrega dos certificados. 

Ao encerrar a cerimônia, o deputado reiterou que a celebração representou um marco para o mandato no qual a Igreja Quadrangular o tem orientado e onde são defendidos os princípios e valores.

O pastor Samuel Vieira, ao se pronunciar em nome dos homenageados, afirmou se tratar de um reconhecimento justo para pastores que pregam o evangelho com tanto afinco e disposição.

Os agraciados 

Adair Francisco da Silva

Adeilson José de Araújo

Ailton Gomes dos Santos

Alan Kardec Neves

Alex Sampaio Moreira

Ana Flávia Milkem

André da Silva Barbosa

Átila Eduardo Caixeta

Cristhiane Pereira Passos Silva

Daniel Valeriano de Siqueira

Daniela Oliveira Meneses de Siqueira

Devair Antonio Guarnieri

Durcilene Moreira Barbosa

Edna Abadia da Silva

Eliandro José de Souza

Eliezer Moura Facundes

Eurípedes Fernandes de Freitas

Gerson de Souza Teixeira

Ismenia Bezerra de Araújo

Jackeline Silva Macedo

Joel Cláudio da Silva 

Joicilene Pereira da Silva

Josemar de Araújo

Juraci Coelho de Assis

Laiza Durans Mendes

Leandro Ribeiro de Souza

Leila Maria Cunha Raimundo

Lenice Rodrigues Medina Silva

Leonardo Ribeiro de França

Luciana Rodrigues Diniz Silva

Ludmilla Reis Lopes Ferreira

Marcos Antônio Rodrigues da Silva

Maria Aparecida Gonçalves Vieira Moura Fagundes

Maria de Lourdes Guedes da Silva

Miriam Marciana Ferro

Natividade Agostinho Araújo

Neilson Cassiano Dultra

Orica Vieira da Conceição Osvaldo Pereira dos Santos

Patrício Tavares da Silva Júnior

Ricardo Lemes Dutra

Rodrigo Ferreira Lima

Rusinei da Silva Machado

Samuel Vieira Soares

Sebastião Manoel Flor

Sidney José Botelho

Terezinha Aparecida Martins

Tibúrcio de Oliveira Cesar

Valdevino Medeiros

Valquir Vieira da Conceição

Washington Luiz Albuquerque

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.