Em sessão solene na noite dessa 4ª-feira, Thiago Albernaz homenageia os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular
Sessão especial extraordinária, promovida pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), comemorou os 70 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil e 61 anos em Goiás. A solenidade teve lugar no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nessa quarta-feira, 24, às 20 horas. Na oportunidade, receberam Certificados de Honra ao Mérito Legislativo 53 pastores e pastoras da denominação evangélica de diversas regiões de Goiânia e também dos municípios de Inhumas, Anápolis, Jataí, Goianira e Campinorte.
Ao dar início aos trabalhos, o parlamentar, que é integrante da Igreja Quadrangular, expressou a satisfação de poder homenagear a denominação evangélica à qual pertence desde a infância. “Sempre conto com a orientação e apoio profissional e pessoal, dentro da igreja”, afirmou.
Albernaz também explicou que a liberação para que retornassem as sessões solenes na Casa de Leis aconteceu neste mês de novembro.
Além do parlamentar na condução da solenidade, a mesa foi composta pelo reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) e o ex-deputado federal Fábio Sousa.
Na abertura da homenagem, o pastor Daniel Siqueira proferiu uma oração, na qual ressaltou a importância do trabalho realizado pela igreja e invocou as bênçãos aos integrantes. Na sequência, a comemoração foi por meio de cânticos de hinos, interpretados por Laísa Durans.
Ao fazer uso da palavra, o ex-deputado e bispo Fábio Sousa ressaltou a satisfação de voltar à tribuna da Assembleia Legislativa, onde esteve durante dois mandatos. “Falar da Igreja Quadrangular é motivo de muita alegria, e ressaltar a trajetória daqueles que propagam o reino de Deus. É algo extraordinário para quem o faz. É a segunda (igreja evangélica) no Brasil em número de templos”, afirmou.
Fabio lembrou um antigo hino, que diz "ninguém detém obra santa, essa causa é do Senhor", e asseverou que a Igreja Quadrangular é obra santa, ao tratar do trabalho desempenhado pela entidade.
Cruzada evangelista
O reverendo Washington Albuquerque, presidente da Igreja Quadrangular à frente dos trabalhos desde 2010, ressaltou a importância da homenagem e daqueles que fazem a história da denominação. Em um breve relato, contou como surgiu a igreja em Los Angeles (EUA), em 1923, fundada pela missionária Aimée Semple McPherson. "Ela nasceu do coração de Deus", disse.
O religioso explicou o porquê de ser quadrangular, por se tratar dos ministérios "Jesus que salva, que batiza com o Espírito Santo, Jesus cura e Jesus voltará", frisou ao ressaltar que a igreja é conhecida como Cruzada Nacional de Evangelização.
Na sequência, Albuquerque abordou a história da igreja em Goiás, fundada na cidade de Anápolis em 1960, pelo pastor Onésimo de Barros, que à época realizava os trabalhos em uma tenda verde. O pastor presidente relembrou que desde o seu nascimento integrava a igreja e das experiências que, desde a infância, viveu dentro da instituição, que está presente em 75 municípios goianos e conta atualmente com 17 mil unidades, em Goiás, no Distrito Federal e no estado do Tocantins.
Em 1973, a instituição teve à frente dos trabalhos o pastor Orlando de Oliveira, que assumiu a igreja e liderou até 1993, elevando-a a um crescimento extraordinário.
A primeira mulher a ser inserida no quadro de diáconos da Quadrangular, Urica Vieira da Conceição, ao fazer uso da palavra relatou a história de vida da sua família dentro da congregação religiosa. “Criei todos os meus filhos dentro da igreja. Não conheceram o mundo e todos hoje são pastores”, celebrou.
O deputado Glaustin, que é da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara Federal, frisou a homenagem à Quadrangular como uma manifestação justa. “Tive o prazer de conhecer e ver o quanto fazem bem para a sociedade não só em Goiás, mas no Brasil”, salientou.
Thiago Albernaz abordou os desafios que se apresentaram por meio do período pandêmico, suas próprias experiências e a alegria de pertencer à bancada e tratar de pautas "que não estão de acordo com nossos princípios, mas temos sido vitoriosos”, ressaltou, acompanhado pela esposa, Raíssa Albernaz, que auxiliou na entrega dos certificados.
Ao encerrar a cerimônia, o deputado reiterou que a celebração representou um marco para o mandato no qual a Igreja Quadrangular o tem orientado e onde são defendidos os princípios e valores.
O pastor Samuel Vieira, ao se pronunciar em nome dos homenageados, afirmou se tratar de um reconhecimento justo para pastores que pregam o evangelho com tanto afinco e disposição.
Os agraciados
Adair Francisco da Silva
Adeilson José de Araújo
Ailton Gomes dos Santos
Alan Kardec Neves
Alex Sampaio Moreira
Ana Flávia Milkem
André da Silva Barbosa
Átila Eduardo Caixeta
Cristhiane Pereira Passos Silva
Daniel Valeriano de Siqueira
Daniela Oliveira Meneses de Siqueira
Devair Antonio Guarnieri
Durcilene Moreira Barbosa
Edna Abadia da Silva
Eliandro José de Souza
Eliezer Moura Facundes
Eurípedes Fernandes de Freitas
Gerson de Souza Teixeira
Ismenia Bezerra de Araújo
Jackeline Silva Macedo
Joel Cláudio da Silva
Joicilene Pereira da Silva
Josemar de Araújo
Juraci Coelho de Assis
Laiza Durans Mendes
Leandro Ribeiro de Souza
Leila Maria Cunha Raimundo
Lenice Rodrigues Medina Silva
Leonardo Ribeiro de França
Luciana Rodrigues Diniz Silva
Ludmilla Reis Lopes Ferreira
Marcos Antônio Rodrigues da Silva
Maria Aparecida Gonçalves Vieira Moura Fagundes
Maria de Lourdes Guedes da Silva
Miriam Marciana Ferro
Natividade Agostinho Araújo
Neilson Cassiano Dultra
Orica Vieira da Conceição Osvaldo Pereira dos Santos
Patrício Tavares da Silva Júnior
Ricardo Lemes Dutra
Rodrigo Ferreira Lima
Rusinei da Silva Machado
Samuel Vieira Soares
Sebastião Manoel Flor
Sidney José Botelho
Terezinha Aparecida Martins
Tibúrcio de Oliveira Cesar
Valdevino Medeiros
Valquir Vieira da Conceição
Washington Luiz Albuquerque