Ícone alego digital Ícone alego digital

A cidade de Cocalzinho, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina, é o destaque da série "Isso é Goiás"

03 de Dezembro de 2021 às 16:16
Crédito: Seção de Publicidade
A cidade de Cocalzinho, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina, é o destaque da série "Isso é Goiás"
Campanha "Isso é Goiás" apresenta história do município de Cocalzinho de Goiás

Uma cidade bucólica e cheia de encantos naturais. Assim é Cocalzinho, município vizinho de Corumbá e Pirenópolis, mas que não fica devendo em nada a esses dois populares destinos turísticos, afinal, é em seus domínios que está localizado o maior lago subterrâneo da América Latina. Esse é o destino da vez da campanha semanal “Isso é Goiás”, publicada no Facebook, Twitter e Instagram da Assembleia Legislativa.

Cocalzinho é uma cidade jovem. E como todo jovem, tem uma beleza única e incomparável. Teve início a partir de um vilarejo, que se formou no entorno de uma fábrica de cimento, instalada em 1961, para atender às demandas geradas pela construção de Brasília. Na época, pertencia à zona rural de Corumbá de Goiás. 

Para quem gosta de tranquilidade, a cidadezinha, de pouco mais de 20 mil habitantes, que só foi emancipada na década de 1990, por si só já é um achado. Mas o melhor de Cocalzinho não está nas ruas da cidade. São nos arredores do aglomerado urbano que se encontram os lugares mais belos.

Para começar, Cocalzinho é cercado por vários rios, como o Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde. Os mananciais guardam boa parte dos atrativos naturais, com suas inúmeras cachoeiras (destaque para a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus e do Pedro Belo), com quedas d'água de diversos tamanhos, águas límpidas e piscinas naturais.

Outra riqueza da região são as montanhas, serras e grutas. É bom lembrar que o município abriga uma parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que é a maior serra das Bacias Amazônica e do Rio Paraná. O parque, que ultrapassa os limites de outros municípios da região, é uma área de uma beleza difícil de traduzir em palavras: são cerrados rupestres de altitude, formações rochosas e nascentes. Um lugar para se desfrutar das muitas opções de atividades ou somente para contemplar.

O Pico dos Pireneus é uma atração à parte. Com 1.385 metros de altitude, é o ponto mais alto da região. Imagine a vista que se tem de lá! E no cume ainda é possível fazer uma oração em uma pequena e charmosa capela dedicada a Santíssima Trindade.

Pensa que acabou? Ainda tem a mais famosa atração de Cocalzinho: a Caverna dos Ecos, uma das grutas de maior importância ambiental do País. Em seu interior, nada mais, nada menos, que o maior lago de caverna em rocha micaxisto e calcário conhecido na América Latina. 

E para quem gosta de história, Cocalzinho de Goiás também é marcado por alguns detalhes interessantes do Brasil colonial, uma vez que integra os seguintes: a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas (1494-1750 ); os caminhos do Anhanguera (século XVIII); o roteiro da Estrada Colonial no Planalto Central (a mais extensa estrada do Brasil colônia oficializada pelo rei de Portugal D. João V); e o roteiro da Comissão Cruls, chefiada pelo astrônomo Luiz Cruls (1892), que veio demarcar o quadrilátero da futura capital federal. A missão percorreu toda a região, fazendo diversos estudos científicos por ali. 

Em tempos mais recentes, o município foi considerado, ainda, o portal da região “Caminho do Ouro” (Brasília-DF/Cidade de Goiás-GO), dentro do Programa Nacional de Regionalização de Turismo desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.