Lissauer Vieira declara voto favorável ao projeto que estabelece compensação ambiental
Ao discutir o projeto de lei nº 9269/21, que prevê a regularização de passivos ambientais, originário da Governadoria do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), defendeu a sua aprovação. E afirmou que, em primeiro lugar, é preciso fazer esclarecimentos sobre a proposta, que é de extrema importância, tanto para o setor produtivo como também para o meio ambiente.
O parlamentar disse que gostaria de citar trecho do relatório do colega Wilde Cambão (PSD), que expressa sobre a regularização de passivos ambientais, bem como a compensação florestal. Segundo ele, isso significa que os produtores ou empreendedores rurais que cometeram algum dano ao meio ambiente, sem prévia autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, poderão se redimir fazendo a compensação ambiental.
Vieira entende que o projeto vem trazer melhorias para o meio ambiente, até porque a agricultura e a pecuária são as molas propulsoras da economia goiana. Para ele, com leis anteriores, produtores cometeram falhas por desinformação ou por falta de estrutura da secretaria na fiscalização ou na liberação de desmatamento.
Agora, segundo o parlamentar, a Governadoria envia projeto de lei para autorizar quem tenha cometido alguma dessas falhas possa fazer a reparação por essas áreas degradadas, ao permitir a compensação.
Lissauer Vieira concluiu dizendo que é favorável ao projeto por defender o setor produtivo e entender que a proposta traz melhorias para o meio ambiente de Goiás.