Ícone alego digital Ícone alego digital

Rafael Gouveia apresenta projeto que promove o desenvolvimento de atividades florestais produtivas em Goiás

24 de Fevereiro de 2022 às 09:23
Crédito: Maykon Cardoso
Rafael Gouveia apresenta projeto que promove o desenvolvimento de atividades florestais produtivas em Goiás
Deputado Rafael Gouveia

Em junho de 2020, começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 3049/20, de autoria do deputado Rafael Gouveia (Progressistas), que institui as diretrizes para a implementação do Plano de Desenvolvimento Florestal do Estado de Goiás. A matéria está em fase de 1ª discussão e votação. Já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e também foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Em sua justificativa, Rafael Gouveia afirma que Goiás apresenta todas as condições geográficas e ambientais, tais como solo fértil, topografia de terras planas e clima com estações bem definidas, para ser referência na silvicultura, além de uma localização estratégica, mas que, mesmo assim, o cultivo de florestas ainda é insípido em Goiás.

“Mesmo que possuindo pouca área plantada, Goiás já tem lugar de destaque na qualidade da produção de madeira e látex. Pelas condições geográficas e ambientais, o estado tem mostrado grande potencial para figurar como referência da silvicultura no País”.

O projeto prevê, entre outras iniciativas, a criação de um Conselho Estadual de Florestas Plantadas, formado por representantes do poder público, do setor produtivo, de entidades de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada, o estímulo à criação de polos estratégicos, de base industrial florestal competitiva, para agregar valor e promover o desenvolvimento de atividades florestais produtivas e negócios florestais com sustentabilidade econômica e ainda o apoio às empresas e às indústrias de base florestal com atividades em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.