Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego segue decreto governamental e também determina ponto facultativo nos dias de carnaval

22 de Fevereiro de 2022 às 10:17
Crédito: Sérgio Rocha
Alego segue decreto governamental e também determina ponto facultativo nos dias de carnaval
Fachada da Assembleia

Os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) decidiram decretar ponto facultativo com início na segunda-feira de carnaval, em 28 de fevereiro, e término às 14 horas da quarta-feira de Cinzas, em 2 de março. A terça-feira de Carnaval, dia 1º de março, já é feriado, de acordo com a lei que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) publicou a medida no Diário Oficial do Estado de 10 de fevereiro, por meio do Decreto nº 10.043. De acordo com a Lei Ordinária Nº 20.756, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, não há expediente na Terça-feira de Carnaval, 1º. Com a decisão, repartições públicas estaduais não funcionarão entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, retomando o expediente às 14 horas de 2 de março.

O ponto facultativo não se aplica aos órgãos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades indispensáveis como, por exemplo, unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização. 

O Poder Legislativo tomou decisão de igual teor no Decreto Administrativo nº 3.260, de 10 de fevereiro de 2022. O decreto definiu, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que o ponto será facultativo do dia 28 de fevereiro, segunda-feira, até as 14 horas do dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas. Essa definição não se aplica aos serviços essenciais ao funcionamento desta Casa de Leis, a exemplo da Polícia Legislativa, sem prejuízo de outros, a juízo dos respectivos chefes.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) também definiu que não haverá expediente forense no Judiciário goiano na segunda e terça-feira de Carnaval. A decisão, assim como na Justiça Federal, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), observa a Lei Federal nº 5.010, de 30 de maio de 1966, que dispõe sobre os feriados nessas instâncias.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.