Prioridade no atendimento a portadores de lúpus e ataxia recebe sinal verde do Plenário e vai à sanção
O projeto de lei nº 2497/19 abriu a pauta de votações plenárias da segunda sessão de 2022. A matéria, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (sem partido), foi aprovada, por unanimidade, em segunda fase, na sessão extraordinária desta terça-feira, 8. No placar eletrônico foram computados 21 votos favoráveis.
A propositura versa sobre o atendimento preferencial às pessoas acometidas com lúpus e ataxia (condição que afeta as funções motoras). Caso a proposta seja sancionada, a medida deverá ser respeitada por órgãos e empresas públicas, bem como por empresas privadas e concessionárias de serviços públicos localizadas no estado de Goiás.
“Pacientes com quadros clínicos graves, que não podem ser caracterizados como pessoas com deficiência, veem-se compelidos a aguardar, às vezes por longo tempo, para serem atendidos. Isso implica não apenas desconforto para uma pessoa com doença grave, mas pode levar, também, à piora do seu quadro de saúde”, justificou o propositor.
Após receber a aprovação, em fase definitiva, pelo Plenário da Alego, a matéria segue, agora, para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A sessão extraordinária está sendo realizada, de forma híbrida, na nova sede do Parlamento estadual, o Palácio Maguito Vilela.