Ícone alego digital Ícone alego digital

Tenha orgulho da sua boca!

18 de Março de 2022 às 15:00
Tenha orgulho da sua boca!
Campanha reforça a importância do engajamento de diversos atores sociais para que políticas públicas de saúde bucal sejam aprimoradas. No Legislativo goiano, iniciativas de deputados dão força ao tema.

"Tenha orgulho da sua boca." Esse é o lema que marca a campanha deste ano para o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data, comemorada no dia 20 de março, reflete os esforços de profissionais e autoridades da área para correta manutenção e o bom funcionamento do órgão. 

Segundo a Federação Mundial de Odontologia (FDI, na sigla em inglês), problemas bucais decorrentes de cuidados precários com a boca afetam, atualmente, cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. A entidade alerta que esses acometimentos deterioram, substancialmente, a qualidade de vida dos indivíduos, gerando dor e sofrimento, além de outros inúmeros transtornos, como distúrbios alimentares, prejuízos na fala e baixa autoestima. 

Isso porque, por um lado, para muitos, a boca abriga o cartão postal do rosto: o sorriso. Formado pelos lábios e dentes, o sorriso é uma expressão que, normalmente, reverencia a qualidade de um humor saudável. 

Além desses elementos, a boca também abriga a língua, o que torna possível o ato da fala. Isso faz com que o órgão desempenhe, portanto, um papel de inegável destaque na comunicação humana. Outras partes da boca, incluem, ainda, as gengivas, o palato (conhecido como "céu da boca") e as bochechas.

Localizada na face, a boca é, também, a porta de entrada dos alimentos. É, portanto, uma cavidade que integra o sistema digestivo e por onde se inicia a digestão humana. 

Por todos esses aspectos, nem sempre adequadamente considerados, é que a boca se torna um órgão de suma importância para a preservação integral da saúde dos seres humanos. Não é à toa, portanto, as campanhas da FDI para a data que vêm, sucessivamente, reiterando a importância de não se negligenciar a atenção com a higiene e demais cuidados bucais. 

O apelo da entidade para a campanha desse ano reforça a importância do engajamento de diversos atores sociais. Ela é direcionada tanto para indivíduos quanto para profissionais da saúde, escolas e grupos de jovens, além de ser, também, uma chamada para os governos repensarem ou aprimorarem as suas políticas públicas.

No aspecto dos hábitos individuais, há o encorajamento à manutenção de práticas de higiene oral diárias, visitas regulares ao dentista e adoção de dietas balanceadas e com baixa ingestão de açúcar. Evitar fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também estão entre as recomendações indicadas. 

Já aos profissionais que atuam diretamente com a saúde bucal, bem como aos demais especialistas da área da saúde, o apelo é para que possam ir além da prática cotidiana. Ou seja: que eles avancem no sentido de serem, também, disseminadores de informação, ajudando a educar o público que atendem. 

Essa ação vai ao encontro do trabalho das escolas, às quais se solicita, especificamente dos professores, que possam abordar, em suas aulas, os temas relacionados à saúde bucal, estimulando, nos estudantes, a prática de comportamentos saudáveis. 

Aos governos, por fim, o apelo é para que possam defender o progresso da área e implementar políticas públicas sustentáveis de promoção à saúde bucal para todos.  

Ações parlamentares

Na Alego, o assunto foi tema de projeto da Legislatura anterior, que virou lei no Governo de Ronaldo Caiado (União Brasil). A matéria, que instituiu a Política de Atenção à Saúde Bucal "Goiás Sorridente'', foi defendida pelo então deputado Marquinho Palmerston, em 2017. A legislação, em vigor desde 2019, prevê a ampliação e qualificação da atenção especializada na saúde bucal e o incentivo ao desenvolvimento de programas educativos sobre o tema.

Na atual Legislatura, o assunto permanece sendo alvo de dois projetos em tramitação. São eles:

Processo nº 1817/19 – Deputado Talles Barreto (PSDB). Dispõe sobre a obrigatoriedade da atuação de odontólogo/cirurgiões-dentistas nas unidades de saúde e unidades de terapia intensiva (UTIs), no âmbito da rede hospitalar pública e privada do estado de Goiás e dá outras providências. Andamento: Processo em fase de 1ª discussão e votação, tendo como apensados os processos de nº 5518/21, do deputado Delegado Eduardo Prado (DC); e o de nº 2147/19, do presidente Lissauer Vieira (sem partido). 

Processo nº 3965/19 – Deputado Wagner Neto (PRTB). Institui o Programa de Higiene Bucal no Currículo Escolar do Ensino Infantil e Fundamental na Rede Pública Estadual do Estado de Goiás.  Andamento: Processo em fase de 1ª discussão e votação.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.