Antônio Gomide promove sessão especial nesta terça-feira, 19, às 19 horas, em homenagem aos 70 anos do Senai Goiás
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, nesta terça-feira, 19, às 19 horas, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sessão especial extraordinária em homenagem aos 70 anos da chegada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a Goiás. A iniciativa é do deputado Antônio Gomide (PT), que entregará Certificado do Mérito Legislativo a 60 pessoas que participaram e seguem participando efetivamente da história do Senai no estado.
Gomide frisa que o Senai é uma instituição referência em formação de mão de obra para a indústria, criada no Brasil no início da década de 1940, e que está completando 70 anos de sua chegada a Goiás. “Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar a campanha institucional sobre os 70 anos de atuação do Senai em Goiás, lançada agora, bem como depoimentos de ex-alunos e empresários, além de apresentações de cases de sucesso”, ressaltou o deputado.
No transcorrer dessas sete décadas, o Senai tem acompanhado o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino. A instituição aprimorou seu modelo de gestão e ampliou a oferta de educação profissional, de olho no crescimento da Indústria 4.0 e nas reais necessidades do mercado de trabalho.
Como reflexo dos fortes investimentos feitos em diversas áreas, sobretudo na modernização de unidades operacionais, inovação e tecnologia, o Senai Goiás ficou em primeiro lugar na última edição do sistema de avaliação Regras de Desempenho 2020, realizado, anualmente, pelo Departamento Nacional para avaliar as regionais por eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão.
Números
Em sua série histórica (1952 a 2021), o Senai Goiás acumula 2,9 milhões de matrículas em diversos cursos, que vão desde a iniciação profissional até a formação superior (graduação tecnológica e pós-graduação), presenciais e a distância. Ano passado, a instituição realizou 147.379 matrículas para formação de mão de obra para o setor industrial no estado, com 2.255 empresas atendidas. As ações de educação profissional chegaram a 148 municípios goianos e a 37 fora de Goiás.
A rede goiana do Senai, formada por 18 unidades fixas – dez das quais integradas com o Sesi –, cinco núcleos e 11 unidades móveis, assegura cobertura a todo o estado, preparando mais de 120 mil profissionais por ano para o setor industrial, com 450 tipos de cursos e programas. Além de formação de mão de obra, sua atuação abrange as áreas de inovação, pesquisa e a oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade.
Modernização
Em três anos de sua gestão como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Senai, o empresário Sandro Mabel potencializou as ações desenvolvidas pela instituição, com investimentos contínuos em educação para o futuro, modernização das unidades de ensino, compra de equipamentos de última geração, metodologia avançada e atualização tecnológica, além de capacitação do quadro de docentes. A estratégia viabilizou a inauguração de várias obras, destinadas a aumentar a capacidade de atendimento em diversos segmentos industriais.
As principais obras foram a implantação do Laboratório de Poliformismo Molecular na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, para atender a demandas das empresas do polo farmoquímico goiano; o Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel e a reestruturação do Bloco do Vestuário, ambos instalados na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia; e o Laboratório de Inteligência Artificial, que vai dar apoio à implementação da Indústria 4.0 no estado. O novo ambiente está instalado na Faculdade Senai Fatesg, na Capital.
Em Catalão, a Escola Senai passou, em 2020, por ampla reforma que marcou o aniversário de 32 anos da unidade-polo, implantada em parceria com a prefeitura e as mineradoras Goiasfértil (atual Mosaic), Mineração Catalão e Copebrás (hoje CMOC).
Em outra frente de atuação, o Senai incrementou a oferta de soluções inovadoras para as indústrias com a implantação, em Goiás, de dois centros tecnológicos – um polo avançado do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), unidade referência nas áreas de pesquisa aplicada e inovação, com sede em Salvador (BA); e outro do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), especializado em serviços e produtos para o segmento de moda, no Rio de Janeiro.
Depois de ter alcançado, em 2020, o topo do ranking do sistema de avaliação Regras de Desempenho, realizado anualmente pelo Departamento Nacional para avaliar as regionais pela eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão, o Senai Goiás mantém a disposição de permanecer entre os melhores regionais da instituição da indústria no País.
Na nova rodada da avaliação, referente ao exercício de 2021, o Regional goiano, que este ano comemora o 70º aniversário de sua chegada ao estado, ampliou sua pontuação, de 155 para 200 pontos, e manteve posição de destaque, em segundo no pódio, agora liderado pelo Senai de Minas Gerais, que detém orçamento e parque industrial maior, com cinco pontos à frente. O Senai de Pernambuco completou o pódio, com a terceira colocação.
A permanência do Senai Goiás entre os mais bem classificados no ranking nacional reflete as estratégias estabelecidas pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) em dar continuidade aos investimentos realizados na modernização e ampliação de toda rede de unidades operacionais do Sesi e Senai, em inovação e atualização tecnológica.