Política que incentiva a agricultura de precisão é aprovada em 2ª votação
O Plenário da Assembleia Legislativa aprova, em definitivo, o projeto de lei nº 5707/19, que estabelece a política de incentivo à agricultura de precisão. A medida, do deputado Bruno Peixoto (UB), que visa aumentar a produtividade, a lucratividade e garantir a sustentabilidade ambiental em Goiás, recebeu o aval do Plenário, durante as votações da Ordem do Dia dessa quarta-feira, 27.
Bruno defende que essa política proporcionará a adaptação da agricultura às novas realidades da mudança climática e das limitações ambientais com soluções técnicas de baixo custo, colheitas programáveis, variedades de plantas resistentes à seca, índices de produtividade previsíveis e estoques administráveis e seguros.
"É mais do que necessário tomarmos medidas de incentivos às novas tecnologias para que possam estar à disposição dos agricultores. Assim, a agricultura de precisão é uma plataforma tecnológica fundamental para garantir a produtividade da agricultura de Goiás, dando maior eficiência ao processo produtivo, viabilizando a permanência do agricultor no meio rural", assegura o legislador.
O parlamentar justifica a propositura ao afirmar que, "a criação de uma Política Estadual de Incentivo à Agricultura de Precisão tem por objetivo nortear a implementação de ações que possibilitem a ampliação da utilização das tecnologias disponíveis em prol dos produtores rurais, possibilitando a aplicação de recursos e insumos com maior precisão, diminuindo o desperdício, aumentando a produtividade e consequentemente a lucratividade, priorizando os empreendimentos familiares rurais".
O projeto segue para sanção da Governadoria.