Ícone alego digital Ícone alego digital

Defensora pública afirma que ações do Maio Laranja serão voltadas à rede educacional

03 de Maio de 2022 às 10:51

A defensora pública titular da 1ª Defensoria Pública Especializada da Infância e Juventude da Capital, Mayara Batista Braga, participa neste momento da audiência pública promovida pela presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputada Lêda Borges (PSDB), sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em sua fala, ela destacou que o dia 18 de maio, em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é uma data de mobilização e uma oportunidade para todos aqueles que atuam no tema possam dar visibilidade à causa. “Temos dados do Disque100 que relatam que no mês de maio sempre há um aumento no número de denúncias. E essas ocorrem em razão da mobilização que todos fazemos anualmente nesta época”, apontou.

Em vista disso, segundo ela, é importante, então, que as políticas públicas sejam pensadas elencando as responsabilidades para que se realizem políticas dentro do eixo de proteção e de responsabilização. “Não tem como pensarmos em políticas de combate sem pensar na articulação entre órgãos do poder público e sem desenvolver um sistema de prevenção eficaz”, disse.

Segundo a defensora, a rede de educação é um importante aliado neste caminho e que, da parte da Defensoria Pública, todas as ações do mês de maio, que tratam da violência sexual contra crianças e adolescentes, serão voltadas aos profissionais da educação. “Então vamos iniciar o projeto Defensoria nas Escolas que tem o objetivo de abrir o diálogo com esses profissionais, divulgando um caderno de orientação e conversando com eles como lidar melhor com essas situações e quais os melhores encaminhamentos”, finalizou.

A audiência ocorre na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.