Última visita de Dona Iris à Assembleia Legislativa foi durante inauguração do busto de Iris Rezende, que deu nome ao plenário
A última visita de Dona Iris à sede da Alego foi no dia 8 de novembro de 2022, na solenidade de descerramento do busto do ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede do Parlamento goiano. Seis dias depois, no dia 14 de novembro, ela seria internada para tratar de uma infecção bacteriana nos rins, que evoluiu para síndrome respiratória aguda. Ex-senadora, ex-deputada federal e ex-primeira-dama, Iris de Araújo Rezende Machado morreu na manhã desta terça-feira, 21, aos 79 anos. Iris foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, e não resistiu às complicações.
A denominação do plenário com o nome de Iris Rezende foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Alego, proposta por meio do projeto de resolução nº 1244/22, com o intuito de fazer uma homenagem póstuma ao político goiano, marido de Dona Iris e dono de uma trajetória inspiradora e de 62 anos de vida pública.
Participaram daquela solenidade, além de Dona Iris, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); as filhas do casal Iris (Ana Paula Rezende e Adriana Rezende), além de netos e genros) e outras autoridades. A programação foi iniciada com o descerramento do busto do ex-governador Iris Rezende, realizado no plenário que leva o seu nome, na sede da Alego. Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado destacou o legado deixado por Iris Rezende. “Iris fez história não somente em Goiás, mas em todo o Brasil. É um momento especial, em que nós prestamos essa homenagem a um homem que foi um grande líder de projeção nacional".
A filha, Ana Paula de Araújo Rezende, discursou na ocasião em nome da família. “É com muita gratidão que recebo hoje essa homenagem, que tem um sentido muito especial, pois o meu pai ocupou a presidência desta Casa de Leis nos anos de 1964 e 1965”, lembrou. Ana Paula fez um breve relato de todo o trabalho realizado por Iris durante a sua trajetória política. “Meu pai trabalhou com coragem, eficiência e responsabilidade. Dedicou seus 87 anos por amor à população, pensando na qualidade de vida dos goianos, e fez inúmeras benfeitorias que estarão marcadas para sempre na história de Goiás”, afirmou.