Projeto de Fred Rodrigues propõe instituir dia de conscientização sobre riscos do aborto
O deputado Fred Rodrigues (DC) é autor do projeto de lei n. 867/23, que propõe instituir no calendário estadual o dia de conscientização às meninas e mulheres sobre os riscos e consequências relacionados ao aborto provocado. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Amauri Ribeiro (UB).
A data visa explicar e ensinar, em específico, sobre o aborto provocado. “A campanha de conscientização busca promover o conhecimento científico do tema, que muitas vezes é debatido no senso comum apenas no campo ideológico”, afirma o autor da proposta em suas justificativas.
Fred Rodrigues considera de extrema importância que seja de conhecimento de todos os riscos e efeitos que o aborto provocado, seja de forma legal ou não, causa na saúde da mulher. Entre esses efeitos colaterais estão: perfuração do útero, se o aborto for realizado pelo método de sucção; ruptura do colo uterino; histerectomia, que é a remoção do útero devido a complicações severas; hemorragia uterina, também causada por pílulas abortivas; inflamação pélvica; gravidez ectópica, na qual o óvulo é fertilizado fora do útero, como nas tubas uterinas, por exemplo; e infertilidade;
O parlamentar ressalta que o aborto, no Brasil, é crime e cita que o Código Penal trata do assunto em seus artigos 124, 125 e 126. “Além disso, no Código Civil são assegurados direitos do nascituro. E em outras palavras, o próprio ordenamento jurídico brasileiro reconhece a vida intrauterina desde sua concepção, mesmo que só garantida personalidade jurídica pós-nascimento”, conclui.