Ícone alego digital Ícone alego digital

Encontro de atletas no Palácio Maguito Vilela inaugura a 32º Caminhada Ecológica, com percurso até Aruanã

22 de Julho de 2025 às 07:10
Crédito: Hellenn Reis
Encontro de atletas no Palácio Maguito Vilela inaugura a 32º Caminhada Ecológica, com percurso até Aruanã
Congresso técnico com atletas participantes da 32ª Caminhada Ecológica

 

Todos os anos a temporada do Rio Araguaia é marcada pela tradicional Caminhada Ecológica, quando 30 atletas selecionados percorrem, a pé, mais de 300 quilômetros com destino à cidade de Aruanã. Em 2025, a Caminhada Ecológica, promovida pelo Grupo Jaime Câmara, chega à sua 32ª edição. Com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a edição deste ano teve sua abertura oficial nessa segunda-feira, 21, no Palácio Maguito Vilela.

Com foco na conscientização, a Caminhada Ecológica de 2025 tem como tema “Hora de agir” e ressalta a importância se preservar o bioma goiano ao estampar a frase: “Quem cuida hoje, protege amanhã”. Neste ano, 25 homens e cinco mulheres integram o time de atletas que percorrerá o percurso.

O evento de inauguração ocorreu no auditório Francisco Gedda e contou com a presença do deputado Ricardo Quirino (Republicanos). Além dele, tomaram assento à mesa dos trabalhos o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Ricardo Fortunato, a gerente de projetos e eventos do Grupo Jaime Câmara, Brícia Rocha, o coordenador-geral da Caminhada Ecológica, professor Antônio Celso, além de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Um dos objetivos centrais da prova é conscientizar a população goiana sobre a importância de se preservar o meio ambiente e evidenciar as riquezas do Cerrado goiano.

Primeira a fazer uso da palavra, Brícia Rocha agradeceu a todos que fazem possível a realização da Caminhada Ecológica. Ela reforçou o legado de preservação do Cerrado e do Rio Araguaia que o projeto deixa. “A Caminhada Ecológica se tornou parte do calendário goiano e nasceu da necessidade urgente de olhar para os danos causados pelo ser humano ao nosso bioma. Ano após ano, os atletas que percorrem essa jornada de conscientização se tornaram símbolo de resistência e cuidado com o Cerrado e com o Rio Araguaia. 

Ainda em tempo, ela destacou a relevância dos atletas para a para promoverem o bem-estar junto à comunidade goiana. Brícia pontuou que se lembra de assistir a cobertura das primeiras edições da caminhada e que, alguns anos depois, faz parte ativamente do projeto. “Que os passos de vocês sejam guiados e, a cada suor derramado, vocês entendam a importância desse ato, de carregar essa bandeira. O nosso agradecimento especial vai a vocês, atletas”, salientou.

Por fim, a gerente de projetos agradeceu o apoio do Governo de Goiás e da Assembleia Legislativa, ao suporte científico prestado pela Pontifícia  Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), ao apoio logístico da PM-GO, do CBM-GO e dos demais parceiros.

Na sequência, o professor Antônio Celso destacou que a Caminhada traz um momento de reflexão, alegria e satisfação, sobretudo pela longevidade da ação. Acrescentou que o evento foi responsável por transformar o comportamento da população ao longo dos anos. “Isso nos traz muita responsabilidade, de saber que a ideia se valeu e que a caminhada ecológica teve sua sequência. Espero que possamos completar de novo nosso percurso e, quando tomarmos o nosso banho de rio, que possamos dizer: ‘valeu a pena’”, encerrou.

O deputado Ricardo Quirino saudou os presentes em nome do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB). Ele apontou que a abertura oficial do evento na sede do Poder Legislativo evidencia que a “Alego é a Casa do Povo”. Quirino ainda observou que o estilo de vida saudável é responsável por prologar a expectativa de vida. Assim, reforçou que, além da preocupação com o meio ambiente, a caminhada reforça a relevância da prática de atividades físicas.

Ao término das falas, o legislador recebeu o Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica. Após a abertura oficial, os atletas e a equipe técnica seguiram de veículo até o município de Trindade, onde passaram a noite para iniciar, na manhã desta terça-feira, 22, efetivamente, o trajeto até o Rio Araguaia.

Na Capital da Fé, os atletas foram recepcionados pelos vereadores Helton Paulo Gonçalves (Podemos) e Diana Pereira Camargo (Novo), nos portões da cidade, para um café da tarde. Em seguida, os caminhantes seguiram até a praça Constantino Xavier, onde fica a sede da Prefeitura Municipal. Na ocasião, foram recepcionados pelo vice-prefeito da cidade, Juan Carlos Freire (Juan Darrot) (MDB), e outras autoridades, além da banda do Corpo de Bombeiros.

Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito observou que a “a Caminhada Ecológica não é uma simples atividade física, mas um ato de amor e respeito com a natureza”. Ele salientou que os atletas firmam um compromisso com a preservação do Cerrado e de superação pessoal, ao se tornarem “guardiões” do meio ambiente. “A cada quilômetro percorrido, lembrem-se do propósito dessa caminhada e, a cada chegada, que vocês sintam a alegria de ter feito parte de algo maior. Afinal, quem cuida hoje, protege amanhã”, encerrou.

Após a fala, a gerente de projetos e eventos do Grupo Jaime Câmara, Brícia Rocha, entregou também a Jean Darrot o Troféu Jaburu. Ao término da solenidade, o grupo seguiu até a Basílica do Divino Pai Eterno, onde foi celebrada uma missa de ação de graças em favor da vida dos atletas, para pedir proteção divina ao longo de todo o percurso.

Às 6 horas desta terça-feira, o grupo parte dos portões de Trindade, onde iniciam o trajeto de 310 quilômetros.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.