Jesúpolis pode se tornar a “Capital Estadual da Pamonha"
De autoria do deputado Amilton Filho (MDB), tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o projeto de lei de n° 1110/23, que visa declarar o município de Jesúpolis como "Capital Estadual da Pamonha".
Em justificativa o deputado explica que, devido à popularidade que a colheita do milho de Jesúpolis ganhou na região, em sua comemoração desde 2010 vem sendo realizada a pamonhada, que já se tornou na cidade, no mês de abril. O parlamentar conta que, na última edição do evento, foram confeccionadas mais de 20 mil unidades do alimento feito com milho ralado, que são distribuídas entre os agricultores e seus familiares, além de serem destinadas à merenda escolar.
Amilton ressalta que a lavoura serve como estimulante ao associativismo, uma vez que, por intermédio dela, é incentivado o trabalho em cooperação da sociedade, o que beneficia a economia local. “As lavouras de Jesúpolis contam com supervisão de um corpo técnico formado por profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do município, que acompanham e orientam os agricultores em todas as etapas de cultivo, desde a análise de solo à colheita.”
O emedebista lembra, ainda, que recentemente foi sancionado pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 21.742, de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a "Pamonhada de Jesúpolis".
O texto está na CCJ, sob relatoria do deputado Major Araújo (PL).