Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel quer estimular a prática de montanhismo em Goiás

07 de Julho de 2023 às 07:40

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou o projeto de lei n° 1098/23, que pretende instituir o Plano Estadual de Incentivo ao Montanhismo em Goiás, como forma de promover atividades recreativas e esportistas em ambientais naturais. O deputado justifica no projeto a necessidade de implantar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo e a conservação do patrimônio ambiental e cultural goiano.

Virmonde explica que Goiás possui rica biodiversidade e variedade de paisagens naturais propícias para a prática do montanhismo, com destaques para a Chapada dos Veadeiros, a Serra dos Pireneus, a Serra Dourada e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente essas áreas abrigam importantes ecossistemas do Cerrado, bioma que ocupa cerca de 57% do território goiano e é considerado um dos hotspots mundiais de biodiversidade.

O deputado pontuou que  o montanhismo e atividades afins, como trekking e escalada, vêm atraindo cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Segundo dados da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), o número de praticantes de montanhismo no país aumentou cerca de 30% na última década, impulsionado pelo interesse crescente por atividades ao ar livre e pelos benefícios à saúde e ao bem-estar proporcionado pelo contato com a natureza.

Ao finalizar,  o parlamentar reforça a falta de políticas públicas específicas e a ausência da regulamentação adequada para a prática do montanhismo em Goiás, que têm gerado problemas como a degradação ambiental, a insegurança dos praticantes e a disputa pelo acesso às áreas naturais. “Nesse sentido, a criação do Plano Estadual de Incentivo ao Montanhismo busca garantir o desenvolvimento sustentável da atividade, por meio da promoção da educação ambiental, da capacitação em técnicas de montanhismo, da infraestrutura e serviços, e da cooperação entre o poder público, sociedade civil e os praticantes.” 

O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para a relatoria do deputado Major Araújo (PL).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.