Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ analisa projeto que altera legislação sobre pagamento de servidores do Executivo

26 de Julho de 2023 às 11:23

Com objetivo de alterar a Lei nº 16.898, de 26 de janeiro de 2010, a deputada Vivian Naves (PP) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 1185/23. Se aprovada, a lei acrescenta um parágrafo que dispõe sobre as consignações na folha de pagamento dos servidores e militares ativos e inativos e pensionistas do Poder Executivo estadual.

A propositura tem por objetivo limitar a soma mensal das consignações de modo que não poderá exceder 45% da respectiva remuneração. Entretanto, nos casos em que 5% do valor estabelecido for reservado exclusivamente para amortização de despesas contraídas no cartão de crédito com a finalidade de saque, ou ainda na hipótese de 5% do valor estabelecido for reservado exclusivamente para amortização de despesas contraída por meio de cartão consignado de benefício para saque, ficam excluídas da limitação.

Para justificar o projeto, Naves apontou que o crédito consignado apresenta uma das menores taxas de juros considerando sua baixa probabilidade de inadimplência. “Assim, o aumento moderado do limite do crédito representa opção mais vantajosa para lidar com a contratação no mercado de crédito por ser a que apresenta menores riscos para instituições financeiras”, concluiu.

Aprovado preliminarmente, o projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano, onde foi distribuído ao deputado Coronel Adailton (Solidariedade) para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.