Ícone alego digital Ícone alego digital

Amauri Ribeiro quer o perdão para multas no transporte de gado bovino

18 de Julho de 2023 às 08:35
Crédito: Sérgio Rocha
Amauri Ribeiro quer o perdão para multas no transporte de gado bovino
Deputado Amauri Ribeiro

Tramita na Alego a proposição 330/23, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), que trata dos créditos tributários e não-tributários da Receita Estadual e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A proposta quer a remissão de créditos relativos a operações de transporte de gado bovino, inclusive das correspondentes a penalidades anteriormente aplicadas, em razão da ausência de nota fiscal no ato da fiscalização, embora acompanhado de Guia de Trânsito de Animal (GTA) ou Termo de Transferência Animal (TTA).

Para justificar a medida, o parlamentar alega que “por incompreensível burocracia estatal, os produtores rurais emitiam as guias de transporte animal ou termo de transferência animal sem que isso gerasse a correspondente nota fiscal, o que gerou multas desarrazoadas e injustas”.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a matéria teve relatório por sua rejeição. O relator, deputado José Machado (PSDB), argumenta que a proposição traz vícios quanto à constitucionalidade da proposta. De acordo o deputado, a propositura, em análise, apenas insiste numa inconstitucionalidade já reiteradamente reconhecida, no âmbito do Tribunal de Justiça de Goiás, em outros julgados idênticos, e as Leis nºs 20.063/18, 20.732/20 e 21.077/21, todas revogadas.

Após o relatório pela rejeição, o projeto de lei está com pedido de vista por parte do deputado Issy Quinan (MDB), e, depois do prazo regimental, será apreciado e só então vai ao Plenário da Casa de Leis para discussão e votação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.