Ícone alego digital Ícone alego digital

Salim defende o poder de veto dos pais sobre temas de ideologia de gênero nas escolas

21 de Julho de 2023 às 07:14

O deputado Cairo Salim, líder do Partido Social Democrático (PSD), apresentou projeto de lei de nº 1280/23 para discutir o poder de veto dos pais e/ou responsáveis quanto a participação dos alunos em quaisquer atividades sobre ideologia de gênero no ambiente escolar ou similares. 

A proposta tem como objetivo assegurar o “poder familiar” de decisão em atividades pedagógicas de gênero realizadas nas instituições de ensino públicas e privadas, e passar pelo escrutínio e aprovação dos pais. Em caso de descumprimento da lei, a instituição de ensino ficará sujeita à advertência e, na reincidência, incidirá penalidades como multas ou até a cassação do alvará de funcionamento. 

Na justificativa de Salim, o “poder familiar” é direito e dever que compete aos pais para com os filhos menores de 18 anos. Entre as várias responsabilidades da família, incluem-se a decisão sobre a forma de educação nas instituições de ensino, o provimento da afetividade, amor e proteção, além do dever de sustento, guarda, convivência e assistência material e moral aos filhos. 

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o texto foi distribuído ao deputado Mauro Rubem (PT) para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.