Caminhada Ecológica

A 30ª edição da Caminhada Ecológica teve início na madrugada dessa terça-feira, 25. Regida pelo tema “Todos pelo Cerrado” a edição deste ano tem foco na preservação ambiental e chama atenção para os efeitos destrutivos do fogo. Trinta atletas participam da caminhada que teve início na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.
João Batista é veterano nas caminhadas ecológicas e apesar da experiência, ele aponta que a expectativa para este ano é alta. De costume, ele sempre carrega consigo um buquê de flores para presentear sua família, que sempre o aguarda as margens do rio Araguaia. “Trinta anos de caminhada e isso é muito bom, estive presente em quase todas. Este ano estamos com um pelotão de 21 homens e nove mulheres. É mais um ano que a gente sai dessa igreja rumo ao rio Araguaia e a sensação sempre é gratificante”, disse.
O atleta ressalta, porém, que o trajeto não é fácil. “A partir da hora que a gente sai daqui, sabemos dos momentos difíceis que vamos passar, né. A dor vem, a gente sabe que ela vem, mas é preciso erguer a cabeça e resistir para chegar lá.”
Por fim, João Batista afirmou que o principal motivador é o amor ao Cerrado. “A gente está pelo amor a natureza, amor ao Cerrado, ao nosso rio Araguaia com aquela água viva e refrescante, que a gente está esperando para tomar um banho nela, no sábado”, concluiu.
Silvelinton Martins também faz a travessia e conta que esta é sua sexta participação na Caminhada Ecológica. Ele diz que a sensação ao deixar a linha de largada é de como se fosse a primeira vez. Silvelinton aponta, também, ter consciência das dificuldades do trajeto, sobretudo pelo clima seco. “Cada ano é uma novidade, mas é importante estar motivado. O percurso é muito complicado, mas com apoio a gente segue até a chegada. Mesmo com o calor e o tempo seco, vamos chegar todos bem.”
Após saírem de Trindade, os atletas seguiram até a cidade de Goianira, onde tomaram o café da manhã do primeiro dia de caminhada. Os deputados Ricardo Quirino (Republicanos) e Charles Bento (MDB) participaram, ao lado do prefeito da cidade, Carlos Alberto (PSDB), da cerimônia de descerramento do Monumento da Caminhada Ecológica no município, uma placa metálica com o pássaro jaburu, símbolo da caminhada. Quirino ressaltou que o movimento não é apenas em defesa do Cerrado, mas também sobre um estilo de vida saudável, unindo atividades físicas e integração social.
O prefeito de Goianira agradeceu aos idealizadores da caminhada ecológica e pontuou que a ação é fundamental para conscientizar a população sobre a importância de zelar pelos bens naturais. “É um prazer enorme colaborar com essa ação de conscientização. É a 16ª vez que eu os recebo aqui e é muito importante trazer essa mensagem, sobretudo para nossas crianças, da importância de preservar nosso rio Araguaia”, concluiu.
Ao passarem pelo trevo de Caturaí, que também recebeu o Monumento da Caminhada Ecológica, a prefeita da cidade, Divina Zago (Solidariedade) parabenizou os atletas pela coragem. “Eu tiro o chapéu para vocês, pois são defensores daquilo que nós acreditamos. Recebê-los é uma honra, pois vocês cuidam do meio ambiente. Infelizmente, não são todos que possuem essa conscientização e por isso ainda vemos uma garrafa, uma latinha ou um toco de cigarro no flutuando no rio.”
A gestora lembrou que as pessoas também fazem parte da natureza e, desse modo, destruir os recursos naturais é destruir a humanidade. “Se nós nos amamos, nós cuidamos de um bem precioso para nós, que é nosso meio ambiente. É olhar para uma árvore florida e ocupar sua sombra. É estar na beira do rio Araguaia e ocupar a sombra de uma árvore.”
Por fim, ela agradeceu aos envolvidos na Caminhada Ecológica.
Após esse momento, a prefeita entregou ao professor Antônio Celso, idealizador e coordenador da caminhada, o título de cidadão Caturaiense. Ele agradeceu a condecoração e pontuou que as homenagens pertencem a todos que participam do movimento, seja na organização ou como atleta.
APOIO DAS PREFEITURAS
Os atletas seguiram viagem até o município de Inhumas, onde puderam almoçar e descansar por algumas horas. Antes de almoçarem, o prefeito da cidade, João Antônio Ferreira (PSD), explanou a importância da Caminhada Ecológica e o papel das prefeituras no apoio ao evento. “Nós, prefeitos, precisamos estimular os jovens para a importância da natureza e do meio ambiente. Temos que dar o exemplo e nada melhor do que essa caminhada para evidenciar a riqueza natural do Brasil. Nós somos seres transitórios, mas o que estamos plantando certamente não será, será permanente e se criarmos essa consciência política e social, nós teremos um país e um estado melhor, com mais oxigênio e mais qualidade de vida.”
O ponto final do primeiro dia foi a cidade de Itauçu, onde os atletas foram recepcionados na praça da cidade pelo prefeito Cleyton Melo (UB). Ele explanou sua satisfação em receber os atletas e os engrandeceu pela difícil trajetória que percorrem em defesa do Cerrado. Além do prefeito, o deputado Ricardo Quirino também acompanhou a festa de recepção, que se encerrou com show da dupla sertaneja Laércio e Cristiano.
A 30ª Caminhada Ecológica é realizada pelo jornal O Popular e pelo Sesc e conta com apoio do Governo de Goiás e da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A estrutura conta com profissionais e acadêmicos de diversos cursos relacionados a saúde, como fisioterapia, enfermagem e nutrição. A segurança dos atletas nas rodovias fica por conta da Polícia Militar de Goiás, Polícia Militar Rodoviária de Goiás e do Corpo de Bombeiros.