Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Minas de Energia conclui semestre com balanço positivo de trabalho na Assembleia Legislativa

31 de Julho de 2023 às 17:00
Comissão de Minas de Energia conclui semestre com balanço positivo de trabalho na Assembleia Legislativa

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (CME), tendo o deputado Lineu Olimpio (MDB) na presidência e Lincoln Tejota (UB) na vice-presidência, apresenta relatório do 1º semestre do ano de 2023. O documento mostra as atividades do colegiado, cujos membros discutiram e propuseram políticas relacionadas ao setor mineral e energético e acompanharam a atuação do governo do Estado na área.

De acordo com o balanço divulgado, foram realizadas duas reuniões ordinárias, cinco reuniões técnicas e eventos e foram recebidos pela comissão dois projetos de lei. “No primeiro semestre a comissão participou de reuniões, visando captar investimentos para o Estado, que dispõe de um enorme potencial nessa área. "Entendemos a importância dessa comissão no trabalho de desenvolvimento e planejamento estratégico de Goiás”, afirma o presidente, Lineu Olimpio.

Entre as proposições recebidas está a de nº 10101/22, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), já em fase de 2ª discussão e votação, que institui a política estadual de incentivo à geração de energia renovável por produtores rurais.

O objetivo da política pleiteada é a ampliação da oferta de energia no setor rural por meio da utilização de fontes renováveis, em estímulo à competitividade, sustentabilidade e eficiência dos sistemas produtivos na agropecuária de Goiás. Além disso, visa preparar o Estado de Goiás para uma transição progressiva das matrizes energéticas. 

Segundo o texto, são consideradas fontes renováveis aquelas que usam recursos naturalmente reabastecidos e cujos resíduos são livres da emissão de carbono e capazes de se regenerar por meios naturais, citando como exemplo as energias hidráulica, solar, eólica e de biomassa de dejetos.

A outra matéria recebida foi a n° 298/23, também de autoria de Cruvinel, que propõe instituir a Política Estadual de Incentivo à Transição Energética, com o objetivo de promover a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e combatendo as mudanças climáticas.  

O parlamentar ressalta que o projeto prevê incentivos a pesquisas que amplificam o desenvolvimento de novas tecnologias. Ele lembra, ainda, que Goiás tem papel imprescindível na transição para uso de combustíveis sustentáveis, devendo assumir o compromisso de promover a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.

Reuniões técnicas e eventos

A Comissão de Minas e Energia, durante o semestre, também realizou três reuniões: a primeira com a Empresa Equatorial de Energia, realizada no dia 11/04/2023, na qual o presidente da CME, deputado Lineu Olímpio apresentou demandas relacionadas à qualidade do serviço prestado pela empresa. A segunda  foi o Fórum Estadual Accountability Goiás da Anglo American Brasil. O evento teve como tema principal as ações sociais e ambientais da empresa em Goiás. A terceira reunião foi com representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), que resultou na apresentação em Plenário de Moção de Apoio à ANM e aos seus servidores.

A comissão também realizou o workshop "Overview sobre o setor elétrico e distribuição de energia em Goiás", realizado na Alego. O encontro discutiu medidas visando melhorar a qualidade do serviço prestado em Goiás, e contou com a presença de representantes da Empresa Equatorial de Energia e líderes de vários partidos.  “O evento nos possibilitou adquirir um relatório e diagnóstico da situação energética do Estado nesse momento tão importante que é a chegada da empresa Equatorial em Goiás”, explana Lineu.

Por fim, foi promovido pela comissão o 1º Encontro das Políticas Estaduais de Mineração, dentro da programação do 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, ocorrido no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.