Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ começa a analisar dois vetos da Governadoria

21 de Agosto de 2023 às 08:18

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) vai distribuir para relatoria dois vetos do governador Ronaldo Caiado (UB) a projetos aprovados na Casa. O veto de 1594/23 veta parcialmente o projeto de nº 10708/22, apresentado pelo deputado Lucas Calil (MDB), que propõe o tombamento do "Marco Zero" de Goiás, localizado no encontro do Rio Vermelho com o Rio Bugre, em Buenolândia, distrito da cidade de Goiás. 

O chefe do Executivo tomou a decisão com base em parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), segundo o qual o art. 22 possui vício formal por desconsiderar a existência de um procedimento administrativo para inscrição do bem no Livro do Tombo Estadual. Nesse procedimento de competência do ente estatal, são verificados os requisitos pertinentes ao tombamento. A PGE ressalta que, apesar da natureza administrativa do registro, pode o ato legislativo declarar ou iniciar o tombamento, mas não obrigar a inscrição.

Foi considerado também despacho da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (Supha), informando que o procedimento para que um imóvel ou conjunto de imóveis seja inscrito em Livro do Tombo Estadual é regulamentado por lei estadual.

Já o projeto n. 1595/23 veta totalmente matéria que pretende reservar cargos em comissão na administração pública estadual para pessoas com deficiência. Protocolado com o n. 10453/22, a propositura aprovada na Alego é de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade). 

De acordo com o governador, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) sugeriu o não acolhimento do autógrafo por considerar que seria necessário o amplo estudo do dimensionamento da força de trabalho dos servidores do Estado de Goiás para modificação de cota já existente. O inciso IX do art. 92 da Constituição do Estado de Goiás prevê a reserva mínima de 1% dos cargos e dos empregos públicos em comissão para as pessoas com deficiência.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.