Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas do Vale pleiteia declarar a Escola do Futuro em Artes Basileu França e a Festa do Pequi como patrimônios imateriais de Goiás

11 de Setembro de 2025 às 13:33

O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou os projetos de lei de números 21724/25 e 21725/25, para declarar como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás a Escola do Futuro em Artes Basileu França, no município de Goiânia, e A Festa do Pequi, no município de Araguapaz, respectivamente. Ambos os projetos foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para serem distribuídos à relatoria. 

A primeira proposta do deputado faz jus à história da Escola do Futuro em Artes Basileu França. Fundada em 23 de outubro de 1967, o polo cultural recebeu o nome de Escola de Arte Veiga Valle em homenagem ao escultor José Joaquim da Veiga Valle. 

Com apoio do Departamento Estadual de Cultura e do Governo do Estado, a escola foi criada com o objetivo de integrar a arte ao processo educativo. Em 1980, passou a chamar-se de Instituto Escolinha de Arte Veiga Valle, incluindo, também, as atividades artísticas de música e dança.

Em 2001, tornou-se ser referência em cursos técnicos e de formação continuada por meio da criação do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, considerado como o epicentro da cultura e cidadania em Goiás, ao atender à 4 mil alunos, entre jovens e adolescentes, com foco na promoção da qualificação e desenvolvimento profissional das áreas artísticas.

O segundo projeto de lei, de nº 21725/25, foi protocolado para valorizar a importância do pequi na gastronomia goiana, tanto do ponto de vista cultural quanto econômico, por meio de homenagem à Festa do Pequi, da cidade de Araguapaz, que ocorre no período de setembro a março durante a celebração da colheita do fruto.

Segundo Vale, “a aprovação da matéria também será uma oportunidade de promover o turismo local e fortalecer o comércio. O pequi é considerado o ouro do Cerrado, é um dos frutos mais famosos da região Centro-Oeste. Ocorre na comunidade de Lagoa Grande e possui 25 anos de tradição, atraindo moradores e visitantes”, destacou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.