Projeto de lei prevê a criação de nova política de incentivo à economia da gamificação
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) elaborou o projeto de lei nº 1652, com o objetivo de estabelecer uma Política Estadual de Incentivo à Economia da Gamificação. A proposta surge como resposta ao notável crescimento da gamificação, um fenômeno global que está ganhando cada vez mais espaço no contexto brasileiro, especialmente em Goiás.
Didaticamente, gamificação tem como significado o uso de mecanismos dos jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. É uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes.
A proposta de Virmondes enfatiza a importância crucial da implementação responsável e ética da gamificação. É fundamental garantir que a aplicação da gamificação respeite plenamente a dignidade e os direitos dos usuários, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Em franco crescimento
De acordo com as informações na propositura, pesquisa da MarketsandMarkets, plataforma dedicada à inteligência competitiva e pesquisa de mercado, atesta que o mercado de gamificação tem projeção de atingir a marca de US$ 30,7 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa anual composta de 27,4% entre os anos de 2020 e 2025. No Brasil, a expansão do mercado de jogos digitais é notável, atingindo 73,4% da população, conforme a pesquisa Game Brasil 2020. Esse cenário fortalece a tendência de crescimento da gamificação.
O parlamentar também esclarece: "Especificamente em Goiás, tem sido notado um aumento do interesse pela gamificação, evidenciado por eventos como a Gameleira Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos, e a incorporação de técnicas de gamificação por empresas e instituições educacionais".
Portanto, dada a perspectiva promissora desse projeto voltado à gamificação e sua crescente relevância, torna-se fundamental instituir uma política estadual que incentive e regulamente o uso de técnicas de gamificação em diversos contextos. Essa política contribuirá para o desenvolvimento da economia da gamificação em Goiás, gerando benefícios significativos para a educação, o treinamento, o marketing e a área da saúde.
A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Talles Barreto (UB).