Deputados dão segundo aval à matéria que faz de Jesúpolis a Capital Estadual da Pamonha
Reunidos em Plenário, os deputados, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), aprovaram, em definitivo, nesta quinta-feira, 31, o projeto n° 1110/23, que declara Jesúpolis a Capital Estadual da Pamonha. A proposta é de autoria do deputado Amilton Filho (MDB) e agora segue para o aval ou veto do governador Ronaldo Caiado (UB).
Filho explica que a popularidade da colheita de milho do município passou a ser comemorada, a partir de 2010, com a Pamonhada de Jesúpolis a cada mês de abril. O evento conta com a participação de toda a comunidade na confecção das pamonhas e já é parte da tradição cultural da região, escreve o deputado na justificativa da proposição. “Na última edição foram confeccionadas mais de 20 mil pamonhas, as quais são distribuídas entre os agricultores e seus familiares, além de serem destinadas à merenda escolar”.
Amilton Filho ressalta ainda que a Pamonhada de Jesúpolis passou a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a partir da Lei Estadual nº 21.742/23, resultante de projeto de autoria do deputado Coronel Adailton.
"A importância dessa pamonhada e o fato de a colheita do milho estimular o associativismo e a economia local justificam que Jesúpolis receba o reconhecimento proposto", argumenta o deputado.