Ícone alego digital Ícone alego digital

Festa religiosa em Petrolina pode ter reconhecimento oficial

21 de Setembro de 2023 às 08:06

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou a matéria protocolada sob o nº 1755/23, cujo objetivo é  reconhecer a festa em louvor a Santa Maria Eterna, realizada no município de Petrolina, como patrimônio imaterial do Estado. A proposta prevê, também, a inclusão do evento no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás. 

Localizado a 60 quilômetros da Capital, o município de Petrolina de Goiás deve sua origem à fertilidade das terras da bacia do córrego Descoberto. As terras, para a formação do patrimônio, foram doadas em 1919, por Joaquim Pedro e família quando se iniciou a construção da capela consagrada à padroeira Santa Maria Eterna. Com a edificação da capela, o povoado continuou crescendo ao mesmo tempo em que aumentava a produção agrícola e pecuária, tornando-se distrito, em 8 de junho de 1932, pelo Decreto-Lei Municipal nº 59, integrando o município de Jaraguá.

Como a construção da capela foi fundamental para o desenvolvimento populacional do município, tornou-se parte da cultura e tradição do povoado a celebração em louvor a Santa Maria Eterna. A festa ocorre anualmente entre os dias 1º a 10 de setembro e, para justificar a propositura, Peixoto destacou a ampla participação popular da festividade e incentivo que ela representa ao turismo local.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a matéria foi distribuída ao deputado Talles Barreto (UB) e recebeu parecer favorável pela aprovação. No texto, Barreto ressalta a viabilidade jurídica do texto e também reiterou o argumento de Peixoto, destacando a ampla participação dos moradores na festividade. O texto foi encaminhado à Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Alego onde será distribuída para análise do colegiado. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.