Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado propõe campanha sobre a importância da vacinação contra rubéola

30 de Outubro de 2023 às 08:55

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus que ataca crianças e adultos. Ela pode ser adquirida pela inalação da secreção nasal de pessoas contaminadas ou via sanguínea. Geralmente, a doença não causa maiores problemas. Os sintomas são febre baixa, manchas na pele do tipo urticária, que duram aproximadamente três dias, e aumento dos gânglios linfáticos.

Entretanto, a doença se torna perigosa quando adquirida por mulheres grávidas, principalmente nos três primeiros meses de gestação. O vírus provoca a malformação do feto e o mais comum é o nascimento de bebês com problemas de cegueira e surdez. Nesse caso, a doença é chamada de síndrome da rubéola congênita.

Pensando em conscientizar a população sobre a necessidade de se prevenir contra a doença, o deputado Dr. George Morais (PDT) propôs, por meio do  projeto de lei n° 1783/23,  instituir uma Campanha Estadual de Conscientização sobre a Importância da Vacinação contra a Rubéola.

O legislador explica que a finalidade da campanha é poder eliminar a síndrome da rubéola congênita em Goiás, pois ocorre quando a gestante fica doente e passa a rubéola para o bebê, que ainda está em formação no ventre da mãe.

Na justificativa, o deputado diz que, “ao nascer, a criança pode ter sequelas irreversíveis, como surdez, cegueira, problemas neurológicos, cardíacos, deficiência mental, autismo, baixo peso e hepatite”. O parlamentar esclarece que a campanha tem grande importância em conscientizar e ajudar a mulher na gravidez.

O projeto foi recebido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda a designação de relatoria para seguir a tramitação. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.