Por proposta de Eduardo Prado, Legislativo goiano realizou sessão em homenagem aos 75 anos da Igreja de Cristo no Brasil

Por proposta do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene na noite dessa terça-feira, 12, em homenagem à Igreja de Cristo no Brasil, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a pastores e missionários evangélicos pelos relevantes trabalhos sociais e de evangelização prestados à sociedade goiana. Além de Prado, participaram do evento os deputados Amilton Filho (MDB) e Ricardo Quirino (Republicanos).
A solenidade foi iniciada com música dos pastores Guilherme Santana e Gilmar. Em seguida, Amilton Filho ocupou a tribuna para saudar os presentes. Ele iniciou sublinhando a importância de celebrar a presença da Igreja de Cristo no Brasil, especialmente em Goiás. Segundo ele, ao fazer uma reflexão sobre o trabalho da igreja, é possível dimensionar o impacto que esse ministério fez e faz na vida de milhares de pessoas.
“E a Igreja não se faz sozinha. Precisamos de homens e mulheres, pastores e pastoras, obreiros e missionários para poder materializar essa ação. (...) Então temos que buscar celebrar o trabalho que vocês fazem de evangelização pelos nossos irmãos e nossas irmãs do nosso estado. E fica aqui hoje o reconhecimento, que não é só do deputado Eduardo Prado e de nós, demais colegas, que apoiamos a iniciativa e aprovamos o requerimento por unanimidade, mas de todo o povo goiano, por meio desta Casa”, afirmou Amilton Filho.
Ricardo Quirino falou em seguida, pontuando, inicialmente, que nenhuma instituição sobrevive por tanto tempo, se não tiver um real compromisso com Deus. O parlamentar lembrou que cada pessoa homenageada tem uma história de luta, de sacrifícios e lágrimas que só a igreja pode contar. Mas para ele a homenagem não é para os homens.
“Todos os certificados que aqui serão entregues, todas as homenagens, eu sei que cada um aqui, recebe com muita honra... ‘Honra a quem merece honra’, está escrito, mas eu sei que quem vai receber esses certificados, lá em cima, é o nosso Senhor, porque é para Ele toda honra e toda glória”, disse Quirino.
Antes do discurso do propositor da homenagem, mais música com os pastores Carlos e Narla, de Inhumas, que executaram duas canções religiosas.
Princípios divinos
Eduardo Prado tomou a palavra, relatando diversos momentos de sua vida em que a palavra de Deus falou ao seu coração. Segundo ele, seu pai o ensinou a aplicar os princípios cristãos de forma verdadeira na vida. O legislador disse que, por isso, na carreira de delegado de polícia, assim como em outras situações de sua vida, sempre buscou orientação do Senhor. E narrou sua participação em uma grande investigação, que culminou na prisão do serial killer Thiago Henrique Gomes da Rocha, assassino de muitas mulheres em Goiânia.
O parlamentar revelou que quando foi escolhido para integrar o grupo de delegados responsáveis por investigar os assassinatos, a primeira coisa que fez foi colocar a investigação na presença do Senhor. E contou como foi o desenrolar da história até a prisão do criminoso, que segundo ele, foi revelada por uma leitura da Bíblia.
O parlamentar relatou outra ocasião em que teria tido a revelação divina de que teria êxito, que foi a primeira eleição para deputado, em 2018. Segundo contou, o pai dele teve um problema de saúde, passou por uma cirurgia e foi para a unidade de tratamento intensivo (UTI), onde pediu que ele fosse candidato a deputado, pois era um sonho pessoal que não conseguiu realizar, mas que gostaria de ver o filho no Parlamento.
No dia seguinte, o pai morreu e, atendendo ao seu pedido, ele saiu como candidato. Prado lembrou que, pelas dificuldades financeiras, ia desistir da candidatura. Mais uma vez ele pediu a orientação ao Senhor, através da leitura da Bíblia, mas, ainda assim, seguiu na decisão de renunciar. Mas, antes de anunciar a desistência, foi abordado por uma desconhecida, que disse que Deus havia pedido a ela para entregar uma mensagem, pedindo para seguir em frente na candidatura, que ele seria vitorioso. “Naquele momento eu tive a certeza, mais do que nunca, da presença de Deus. (...) Eu fui o deputado mais votado da chapa, com 20.845 votos.”
Prado disse da honra e da gratidão de homenagear a Igreja de Cristo no Brasil. “São 75 anos que representam uma jornada longa e repleta de desafios, mas também de triunfos, fé inabalável e compromisso com o bem-estar espiritual e social das nossas comunidades. Nesse momento quero prestar uma homenagem a todos os membros, líderes, voluntários dessa igreja, que ao longo das décadas têm dedicado seu tempo, esforços e amor incondicional para construir um legado que transcende gerações.”
Secretário-executivo do Concílio Ministerial das Igrejas de Cristo no Brasil, pastor David Levistone iniciou sua fala explicando que, para além do significado institucional, a igreja é um movimento missionário. Ele lembrou que vários casais de missionários norte-americanos vieram para o Brasil, com grande concentração na região Centro-Oeste. “Como movimento nós tivemos o privilégio de receber, no bairro da Vila Nova, a primeira Igreja de Cristo no Brasil.”
Segundo o pastor, a igreja também é uma instituição neotestamentária e bíblica, que tem nas Sagradas Escrituras a única regra de fé e prática. Além disso, é também uma igreja comunitária, porque acredita que o servir à comunidade é o que torna a missão institucional relevante.
“Daí porque você pode encontrar vários e vários movimentos de apoio à sociedade, movimentos filantrópicos, oriundos da nossa Igreja (...) Nós somos também uma igreja amorosa, porque acreditamos que a marca do discípulo de Jesus é aquilo que o próprio Jesus disse: ‘nisso conhecerão que sois os meus discípulos se vos amarem uns aos outros’. E o amor para nós é uma bandeira tão grande, tão forte e tão essencial que, nas nossas opiniões nós podemos até divergir, temos liberdade de opinião, mas do amor não abrimos mão, porque acreditamos que o amor é o que nos sustenta.”
Alegria e sofrimentos
Na sequência o pastor Agostinho Lopes recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, falou em nome dos presentes. O religioso ressaltou o papel comunitário da igreja, que acompanha, de perto, as alegrias e os sofrimentos de seus fiéis. Lopes agradeceu a todos os pares que contribuíram para que a história da Igreja de Cristo chegasse aos 75 anos, lembrando que cada membro da instituição tem a responsabilidade de lançar a próxima geração, o que ele tem buscado fazer.
Em seguida, os demais homenageados foram agraciados com a comenda oferecida pelo Poder Legislativo goiano e a sessão foi encerrada.