Ícone alego digital Ícone alego digital

Tem início audiência que debate inclusão da UEG no PPA

14 de Setembro de 2023 às 10:41

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) iniciou neste momento, na manhã desta quinta-feira, 14, audiência pública no auditório 2, por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT). O foco principal dessa reunião é debater a inclusão da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2024 a 2027.

Gomide é defensor da autonomia administrativa e financeira da UEG e argumenta que incluir a universidade no PPA é essencial para fortalecer o ensino superior em Goiás, melhorando a qualidade da educação no Estado. Para isso, ele propõe a destinação de 2% do orçamento para a UEG.

O petista salienta que a remoção dos 2% que estavam previstos na Constituição Estadual teve um impacto negativo na autonomia administrativa da UEG e afetou os investimentos na formação superior dos estudantes. A garantia de salários dignos para os docentes e um plano de carreira adequado são objetivos que dependem da inclusão desses recursos no PPA, o qual está em discussão neste mês.

Além de Antônio Gomide, a mesa de debates reúne o 4º secretário da Alego, deputado Gugu Nader (Agir); a deputada petista Bia de Lima; o diretor-geral de Gestão Integrada, Tales Mendes, que representa o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto; o presidente da Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, Marcelo Moreira; e a coordenadora da UEG Anápolis, Késia Rodrigues dos Santos.

A audiência pública  apresenta-se como um espaço para o diálogo e a busca de soluções que visem a inclusão da UEG no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. A discussão sobre a autonomia financeira da universidade e a alocação adequada de recursos desempenham um papel no futuro da educação superior no estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.