Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Saúde faz visita ao Crer. Gustavo Sebba, que preside a comissão, fez avaliação positiva do encontro

14 de Setembro de 2023 às 15:30
Crédito: Denise Xavier
Comissão de Saúde faz visita ao Crer. Gustavo Sebba, que preside a comissão, fez avaliação positiva do encontro
Comissão de Saúde fez visita técnica ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, uma visita ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), instituição que possui sede, em Goiânia, e é referência na atenção às pessoas com deficiências em Goiás. O encontro contou com a presença de diversas autoridades da área da saúde e foi motivado por denúncias que a comissão vem recebendo, frequentemente, no qual relata dificuldades que pacientes e profissionais vêm enfrentando no Centro de Reabilitação.

“O papel da comissão é intermediar essas demandas que existem, na saúde pública, e por todo o Estado. Nosso papel é fiscalizar, diagnosticar e propor alternativas e soluções. Nós, da Comissão da Saúde, estamos aqui para ouvir todas as partes envolvidas, analisar, com cuidado cada demanda, e unir forças, para de fato trazermos soluções que vão melhor assistir as famílias goianas”, afirma Sebba. 

Na ocasião, o parlamentar explanou que o Crer sempre foi uma referência, no País, na sua especialidade, e conta com um potencial de atendimento muito grande. 

O deputado Lucas do Vale (MDB) fez uma breve passagem, na reunião, e agradeceu o presidente do colegiado, deputado Gustavo Sebba, pelo convite, e ressaltou o desejo de garantir uma saúde de qualidade aos goianos. É um assunto de total relevância para Goiás, nossa função como parlamentar é essa, fiscalizar esse serviço”.

Denúncias

Dayse Pereira Arruda, mãe de um paciente do Crer, diagnosticado com paralisia cerebral, relatou que está havendo um rodízio contínuo de profissionais, o que atrapalha o tratamento. “As pessoas que tratam, aqui, precisam criar uma relação de confiança com o especialista, é um perfil de paciente diferenciado, principalmente as crianças, elas passam anos se tratando, e esse elo de confiança é o que possibilita também a evolução no quadro médico”.

O presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Goiás (Sinfito), João Batista da Silva Júnior, afirmou que o sindicato vem recebendo denúncias de todas as esferas a respeito do Crer. Ele acredita que a reunião de hoje permitiu que a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que cuida da gestão do Crer, prestasse esclarecimentos sobre os ocorridos e avaliou o encontro como muito produtivo. “O deputado Gustavo Sebba estabeleceu que se envie à comissão documentos para as devidas comprovações das ocorrências e, posteriormente, estes serão encaminhados às instituições competentes, ou seja, o Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Saúde", disse João Batista. 

Responsabilidade

O superintendente executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, avaliou a visita da comissão como muito oportuna, onde a entidade apresentou dados e fez os esclarecimentos necessários. “O nosso compromisso é produzir o maior número de atendimentos possíveis, dentro de um equilíbrio do contrato de gestão, dos recursos disponíveis e do atendimento aos pacientes”.

Lucas pontuou ser muito bom poder ouvir a percepção dos usuários, pacientes, dos pais dos pacientes e afirmou que, infelizmente, nem todos os anseios de um pai, muitas vezes, serão alcançados dentro de um processo de reabilitação. “Nosso compromisso é buscar todos os recursos para atender bem nossos pacientes e entendermos que há a possibilidade de melhoria”.

Ao término da reunião, o deputado Gustavo Sebba fez uma visita nas dependências do Crer, acompanhado de profissionais do local. “A gente veio na unidade fazer uma visita técnica, discutimos com a equipe de gestão da unidade para entendermos melhor o que procede na unidade, suas dificuldades”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.