CCJ tem quatro concessões de título de cidadania em tramitação
Tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) quatro projetos de concessão de título honorífico de cidadania goiana.
Iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), um dos projetos propõe concessão do título a Lael Vieira Varella, ex-deputado federal por Minas Gerais e hoje segundo suplente de Senador pelo mesmo estado. Varella, afirma Peixoto, “se enquadra nos princípios éticos, morais e de merecimento que devem nortear a honraria”.
Gugu Nader (Agir), por sua vez, propõe a honraria a José Renan Vasconcelos Calheiros, atual Ministro dos Transportes. Filho de Renan Calheiros e de Maria Verônica Rodrigues Calheiros, José Renan foi deputado federal e, por duas vezes, governador de Alagoas.
O projeto de Fred Rodrigues (DC), a seu turno, concede o título de cidadão goiano a Uugton Batista da Silva, que nasceu no Pará, mas se mudou para Goiás ainda na infância. O homenageado, escreve Rodrigues na justificativa da proposição, “realizou importantes feitos para o Legislativo goiano, se destacando como assessor de Iris Rezende em seu mandato como prefeito de Goiânia e de Alcides Rodrigues enquanto governador de Goiás, além de ter ocupado cargos de gestão”.
O deputado José Machado (PSDB), por fim, propõe a honraria a Poliana Bergamo Lomaz, delegada de polícia que atua desde 2014 na Polícia Civil goiana. Entre suas conquistas está a implantação da Delegacia da Mulher em Goianésia. De acordo com o parlamentar, “representou um marco significativo no combate à violência contra a mulher no município”.
Se aprovadas na CCJ, as quatro proposições seguem para dupla rodada de apreciação e votação em Plenário.