Sebba pleiteia assento preferencial na rede de transporte público para pessoas com autismo
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) é autor do projeto de lei nº 4759/23, o qual propõe assegurar à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) assento preferencial na rede de transporte público estadual, incluindo ônibus e veículos que integram o sistema. Para que o autista ou seu acompanhante possam utilizar do assento especial deverão portar laudo médico ou meios que atestem a sua condição.
Segundo Gustavo, a garantia de assento preferencial, na rede de transporte público estadual, se justifica pela necessidade de prover mais conforto e segurança para aqueles que possam estar debilitados ou tenham uma condição que necessite de prioridade.
“É sabido que muitos autistas têm hipersensibilidade auditiva, portanto, como o próprio nome diz, são mais sensíveis aos sons que a média da população. Estudos relatam que entre 30% a 90% das pessoas com autismo ignoram ou reagem exageradamente a imagens, sons, cheiros ou outras sensações comuns. Em um projeto de pesquisa sobre o autismo (Simons Simplex Collection), cerca de 68% das crianças estudadas demonstraram interesses sensoriais pouco comuns e 65% eram sensíveis ao ruído”, informa o texto do projeto.
Por fim, o deputado enfatiza que é imprescindível que o Governo de Goiás tome as devidas providências e disponibilize, nos transportes públicos, assentos prioritários e adequados para aqueles que necessitam fazer uso. O legislador reitera que é importante minimizar os efeitos dos transtornos que acometem as pessoas que têm TEA.