Ícone alego digital Ícone alego digital

Sebba pleiteia assento preferencial na rede de transporte público para pessoas com autismo

25 de Outubro de 2023 às 07:04

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) é autor do projeto de lei nº 4759/23, o qual propõe assegurar à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) assento preferencial na rede de transporte público estadual, incluindo ônibus e veículos que integram o sistema. Para que o autista ou seu acompanhante possam utilizar do assento especial deverão portar laudo médico ou meios que atestem a sua condição. 

Segundo Gustavo, a garantia de assento preferencial, na rede de transporte público estadual, se justifica pela necessidade de prover mais conforto e segurança para aqueles que possam estar debilitados ou tenham uma condição que necessite de prioridade. 

“É sabido que muitos autistas têm hipersensibilidade auditiva, portanto, como o próprio nome diz, são mais sensíveis aos sons que a média da população. Estudos relatam que entre 30% a 90% das pessoas com autismo ignoram ou reagem exageradamente a imagens, sons, cheiros ou outras sensações comuns. Em um projeto de pesquisa sobre o autismo (Simons Simplex Collection), cerca de 68% das crianças estudadas demonstraram interesses sensoriais pouco comuns e 65% eram sensíveis ao ruído”, informa o texto do projeto. 

Por fim, o deputado enfatiza que é imprescindível que o Governo de Goiás tome as devidas providências e disponibilize, nos transportes públicos, assentos prioritários e adequados para aqueles que necessitam fazer uso. O legislador reitera que é importante minimizar os efeitos dos transtornos que acometem as pessoas que têm TEA. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.