Homenageados afirmam que faculdade de agronomia tem contribuído para o crescimento econômico do País
Durante sessão solene em homenagem aos 60 anos do Curso de Agronomia da UFG, o diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, professor Marcos Gomes da Cunha, citou em seu discurso uma extensa lista de pessoas que ajudaram a construir com a história do curso e que se destacaram ao longo desses 60 anos.
O Diretor explicou que a moderna agricultura goiana, que iniciou sua fase de expansão mais relevante a partir da década de 1970, além do empreendedorismo dos produtores rurais, estruturou-se em sete iniciativas governamentais fundamentais para o desenvolvimento: o desbravamento de novas fronteiras, a criação do sistema de pesquisa, a implementação da extensão rural e o fomento a novas tecnologias, formação de técnicos agrícolas, estruturação do sistema de armazenamento, expansão do crédito agrícola e a formação de mão de obra superior. “A pedra fundamental dessa expansão é a Escola de Agronomia da UFG, a primeira Faculdade de Ciências Agrárias do Centro-Oeste brasileiro”.
Em seguida a presidente da Atlética de Agronomia, Gabriella Monteiro de Oliveira, fez uso da palavra e declarou ser uma honra representar todos os alunos do curso de agronomia nessa Casa de Leis e afirmou que esse reconhecimento em Plenário é um marco na história da Instituição.
Gabriella afirmou que o curso tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da agricultura em nosso País ao longo dessas seis décadas. “Somos responsáveis por impulsionar a produção agrícola e garantir alimentos de qualidade em nossas mesas, produzindo o crescimento econômico de nosso país”.
A estudante explanou que, por meio de pesquisas inovadoras, os agrônomos têm contribuído para o avanço da ciência agrícola, introduzindo novas técnicas e tecnologias que aumentam a produtividade, preservam os recursos naturais e promovem a sustentabilidade do campo. ”Somos os verdadeiros agentes de transformação capaz de enfrentar os desafios do presente e construir um futuro melhor”.
Ao finalizar, ela reconheceu o trabalho dos funcionários e professores do curso que ao longo desses 60 anos, vêm moldando profissionais capacitados para o mercado de trabalho e para a vida. “Construindo profissionais capazes de enfrentar os desafios do campo e que contribuem para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade, parabéns a todos nós que fazemos parte dessa história”.