Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta por Clécio Alves, Assembleia realizou nesta 4ª-feira, sessão solene pelos 60 anos do curso de agronomia da UFG

25 de Outubro de 2023 às 12:20
Crédito: Will Rosa
Proposta por Clécio Alves, Assembleia realizou nesta 4ª-feira, sessão solene pelos 60 anos do curso de agronomia da UFG
Sessão solene em homenagem aos 60 anos do Curso de Agronomia da UFG

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta quarta-feira 25, por iniciativa do deputado Clecio Alves (Republicanos), sessão solene em homenagem aos 60 anos do curso de agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo. 

Além do deputado, participam da mesa dos trabalhos: presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Luan Alves; diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, professor Marcos Gomes da Cunha; vice-diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Claúdio Fernandes Cardoso; coordenador do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, professor Rommel Bernardes da Costa; assessor da Presidência da Fine, Edward Madureira; técnica administrativa da Escola de Agronomia, Joaquina Coelho Guimarães; presidente da Atlética de Agronomia, Gabriella Monteiro de Oliveira.

O propositor do encontro, deputado Clécio Alvos (Republicanos), fez uso da palavra e afirmou que a iniciativa pela homenagem " é pelos homens e mulheres que ao longo desses 60 anos contribuíram de forma importantíssima para o Brasil e para outros países". O parlamentar também reiterou que o Brasil superou momentos difíceis de crises graças à força do agronegócio e ao trabalho dos homens e mulheres que passaram pela faculdade de agronomia.

“O Poder Legislativo aprovou essa homenagem como uma pequena parcela do reconhecimento grandioso que a agronomia representa para Goiás. Tudo na vida se resume aos sonhos do coração. Tudo que desejamos em nossa vida, se você for um sonhador e acreditar, você é capaz de alcançar”, finalizou.

Desenvolvimento

O diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, professor Marcos Gomes da Cunha, citou em seu discurso uma extensa lista de pessoas que ajudaram a construir a história do curso e que se destacaram ao longo desses 60 anos.

O diretor explicou que a moderna agricultura goiana, que iniciou sua fase de expansão mais relevante a partir da década de 1970, além do empreendedorismo dos produtores rurais, estruturou-se em sete iniciativas governamentais fundamentais para o desenvolvimento: o desbravamento de novas fronteiras, a criação do sistema de pesquisa, a implementação da extensão rural e o fomento a novas tecnologias, formação de técnicos agrícolas, estruturação do sistema de armazenamento, expansão do crédito agrícola e a formação de mão de obra superior. “A pedra fundamental dessa expansão é a Escola de Agronomia da UFG, a primeira Faculdade de Ciências Agrarias do Centro-Oeste brasileiro”.

Em seguida a presidente da Atlética de Agronomia, Gabriella Monteiro de Oliveira, subiu à tribuna e declarou ser uma honra representar todos os alunos do curso de agronomia nessa Casa de Leis e afirmou que esse reconhecimento em Plenário é um marco na história da instituição.

Gabriella afirmou que o curso tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da agricultura em nosso País ao longo dessas seis décadas. “Somos responsáveis por impulsionar a produção agrícola e garantir alimentos de qualidade em nossas mesas, produzindo o crescimento econômico de nosso país”.

A estudante explanou que, através de pesquisas inovadoras, os agrônomos têm contribuído para o avanço da ciência agrícola, introduzindo novas técnicas e tecnologias que aumentam a produtividade, preservam os recursos naturais e promovem a sustentabilidade do campo. ”Somos os verdadeiros agentes de transformação capazes de enfrentar os desafios do presente e construir um futuro melhor”.

Ao finalizar, ela reconheceu o trabalho dos funcionários e professores do curso que, ao longo desses 60 anos, vêm moldando profissionais capacitados para o mercado de trabalho e para a vida. “Construindo profissionais capazes de enfrentar os desafios do campo e que contribuem para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade, parabéns a todos nós que fazemos parte dessa história”.

O coordenador do curso de agronomia da Universidade Federal de Goiás, Rommel Bernardes da Costa, também fez uso da palavra e afirmou que, ao longo dessas seis décadas, a Escola de Agronomia tem sido um farol de excelência e um centro de saber. “A instituição é uma força propulsora na formação de profissionais que contribuem diretamente para o desenvolvimento agrícola e econômico de nossa região e do País”.

Bernardes contou que, desde a sua fundação em 1963, a Escola tem sido um berço de conhecimento onde gerações de estudantes são preparadas para enfrentar os desafios do campo. “Temos o privilégio de testemunhar os avanços e conquistas que vão moldar o futuro da agropecuária brasileira. Práticas agrícolas sustentáveis, pesquisas inovadoras, tudo isso faz parte do legado da nossa Escola de Agronomia, estamos trabalhando e construindo isso por todos vocês e para o agronegócio brasileiro”.

Por fim, o coordenador disse que a trajetória do curso possibilita olharmos para o futuro com otimismo e confiança, declarou ter convicção que são capazes de enfrentar os desafios do hoje e do amanhã.  “Que os próximos 60 anos sejam ainda mais prósperos e mais cheios de realizações”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.