Comissão de saúde da Alego realizou nesta 4ª-feira, 25, audiência pública que debateu prevenção e tratamento do AVC
Na manhã desta quarta-feira, 25, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou uma audiência pública para debater a conscientização, prevenção e tratamento de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Organizada pela Comissão de Saúde, que é presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), a reunião ocorreu no Auditório da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e reuniu importantes nomes da área da saúde.
Durante a audiência, lideranças e profissionais especializados em neurologia vascular e neurocirurgia endovascular contribuíram para o debate. A Dra. Paula Santos, representando o secretário estadual de saúde, Sérgio Vencio, ressaltou os avanços do tratamento do AVC em Goiás e a importância da contínua capacitação de equipes, bem como da expansão da linha de cuidados do AVC no Estado.
O neurocirurgião endovascular, Marcos Spadoni, chamou atenção para a prevenção, mencionando que 90% dos casos podem ser evitados através do controle de fatores de risco, e enfatizou a importância da integração e regionalização dos serviços de saúde. Marco Túlio, neurologista vascular, também sublinhou a urgência do tratamento imediato após os primeiros sintomas do AVC e a relevância da descentralização do atendimento.
Já o deputado Gustavo Sebba, conectado virtualmente por motivos de saúde na família, salientou o papel ativo da Comissão de Saúde na promoção de políticas públicas de saúde para o Estado e reforçou a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce no tratamento do AVC. O deputado também destacou a necessidade de descentralizar o atendimento, buscando garantir um tratamento adequado em todo o território goiano.
Outra participação no debate foi a do diretor-geral do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Luís Henrique Ribeiro Gabriel, que detalhou as conquistas e desafios da instituição em se tornar uma referência regional, evidenciando o compromisso de oferecer atendimento de qualidade à população.
Com o evento, a Assembleia, por meio da sua Comissão de Saúde, buscou oferecer soluções para a redução dos índices de mortalidade por AVC e promover a conscientização da sociedade.