Ícone alego digital Ícone alego digital

Escola do Legislativo vai promover um seminário sobre "Inteligência Artificial” para servidores da Assembleia

25 de Outubro de 2023 às 14:00
Crédito: Denise Xavier
Escola do Legislativo vai promover um seminário sobre "Inteligência Artificial” para servidores da Assembleia
Reunião sobre IA em parceria com CEIA/UFG

Aconteceu nesta 4ª-feira, 25, nas dependências da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), uma reunião para discutir sobre o conteúdo programático do seminário sobre "Inteligência Artificial (I.A.)", que será ministrado pela equipe do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), da Universidade Federal de Goiás, e será dedicado aos servidores da Alego. Participaram da reunião integrantes da Escola do Legislativo, o diretor Marcos Filho e a secretária-geral Jhennyffer Martins Ribeiro, além do diretor-executivo Rubens Kirsteim Júnior e o diretor-adjunto de T.I. Diego Mendes.

A iniciativa da Escola do Legislativo é para capacitar os servidores da Alego sobre as últimas inovações tecnológicas da Inteligência Artificial e esclarecer como elas podem ser aplicadas pelo servidor em busca da melhoria do atendimento público. Além disso, a reunião também funcionou como um brainstorm para levantar as possíveis soluções de demandas pontuais e facilitar o acesso virtual do usuário, por exemplo, no acompanhamento dos projetos de lei, na pesquisa de documentações, na transparência do gasto da instituição e na maneira de consultar as informações. 

A parceria, ainda em fase de concepção, prevê a programação do seminário com as palestras de conhecimento geral sobre I.A no Poder Legislativo. Além da exposição de portfólios de sucesso da CEIA com as empresas públicas e privadas e a formação de mesa redonda para discussão de aplicação de conceitos. 

Os diretores da CEIA, o phd Anderson Soares e a dra. Telma Woerle de Lima Soares, na companhia do pesquisador Heber Nogueira, fizeram considerações importantes de como podem oferecer inovações para a Alego, especialmente àquelas que envolvam documentações e educação. 

Para o diretor Soares, é possível trazer novas ideias, bem como melhorar o que já existe. A título de informação, ele explicou que, no futuro, com a I.A. “o menu vai morrer. Vai demorar um pouco, porque ele é muito preciso, porém ele fica muito sofisticado para pessoas comuns. O ideal seria o usuário perguntar”, disse em referência de como o usuário acessa as informações nos portais de informação na internet.

Sobre I.A.

A Inteligência Artificial (I.A) é um campo da tecnologia que visa desenvolver estudos para a melhor integração entre máquinas, softwares e o homem, de modo a reproduzir uma interação mais adequada ao desejo do homem na execução dos comandos dos computadores. O objetivo é construir a realização de tarefas de forma mais simples, em sintonia ao comportamento singular de tomada de decisão de cada pessoa.

A sociedade atual já conhece a I.A quando acessa os mecanismos de pesquisa, “pilota” os carros autônomos e navega pelas redes sociais. Apesar dos benefícios da ferramenta, existe muito debate a respeito dos limites éticos da inteligência artificial e do papel que elas desempenham na nossa sociedade atual.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.