Aprovada propositura que chama atenção para doença pulmonar obstrutiva crônica
“A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta principal causa de morte no mundo. No Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas têm diagnóstico de DPOC, um problema de saúde pública com impactos sociais e econômicos importantes”, escreve o deputado Gustavo Sebba (PSDB), na justificativa do projeto, que visa instituir o Dia Estadual da Pessoa com DPOC. Nesta quinta-feira, 26, a matéria teve a segunda aprovação em Plenário.
Trata-se do processo n° 1745/23, que agora precisa de nova aprovação para então prosseguir à sanção ou ao veto do Executivo estadual. A data proposta é a terceira quarta-feira do mês de novembro, em alinhamento com a das iniciativas internacionais sobre o tema.
O objetivo é conscientizar a população e, no tocante à comunidade médico-científica, para estimular pesquisas e expor avanços técnico-científicos relativos à DPOC, além de apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade em auxílio aos portadores. Busca-se assim a promoção de debates e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos cuidados e tratamentos.
“O aumento da exposição aos fatores de risco, o principal deles o tabagismo, e o envelhecimento da população estão diretamente relacionados ao aumento da prevalência dessa doença”, explica Gustavo Sebba na proposição. "De acordo com o DataSUS, no Brasil ocorrem cerca de 40 mil mortes anuais decorrentes da DPOC", salienta ainda o parlamentar.