Deputados propõem títulos de cidadania a pessoas que prestam serviços relevantes a Goiás
Deputados estaduais apresentaram projetos de lei para que a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) outorgue o Título de Cidadania Goiana a várias pessoas oriundas de outros estados que têm contribuído para o desenvolvimento de Goiás.
O parlamentar tucano José Machado propôs e já tramita na Casa, com número 4361/23, projeto para dar a honraria à mato-grossense Fabiana de Oliveira Polizelli, farmacêutica bioquímica de destaque nacional e internacional, cuja trajetória profissional e dedicação à comunidade goiana, no entendimento do parlamentar, justificam o reconhecimento.
No texto do projeto, Machado anota que a profissional, nascida em Barra do Garças (MT), tem notável competência e excelência no setor magistral, onde sua atuação tem sido amplamente reconhecida e admirada não apenas em Goiás, mas também em todo o país e além-fronteiras. "Sua carreira é um exemplo inspirador de perseverança, compromisso e dedicação ao seu campo de trabalho."
O deputado Bruno Peixoto (UB) visa conceder o título ao presidente do Hospital de Amor de Barretos – Fundação Pio XII, o paulista Henrique Duarte Prata. O projeto de lei tramita com o número 4689/23. Sem curso de medicina, jaleco branco ou estetoscópio, Prata levou adiante o que se tornou sua missão de vida: curar milhares de pessoas com câncer por meio de um atendimento gratuito, humanizado e de qualidade, captando e gerindo recursos para manter o hospital. Recolhendo doações de empresários, fazendeiros, artistas e figuras públicas, conseguiu transformá-lo em um dos maiores centros de tratamento oncológico do planeta.
Bruno registra que Henrique Prata, incansável, já percorreu 21 países para trazer as melhores técnicas de medicina para a unidade, o que rendeu prêmios e prestígio internacional. "Hoje, a cidade de Barretos é famosa pelo hospital e, também, por sua Festa do Peão, da qual Henrique também participa como 'madrinheiro', aproveitando o universo boiadeiro para captar mais recursos para o centro médico."
Destaque na área ótica
Também de autoria de Bruno Peixoto, com o projeto número 4790/23, é proposto o título à maranhense Isabel Borges de Souza Moura, nascida em São Luís e residente em Goiás há mais de 20 anos. Ela é empresária, diretora da empresa Ótica Paris, vice-presidente do Sindióptica-Goiás, e diretora da Fecomércio Jovem. A homenageada realizou seus sonhos, conquistou seu espaço profissional ao longo dos anos, construiu sua trajetória profissional com muita transparência, determinação, superação, seriedade e respeito aos goianienses.
"Ao longo desses anos, contribuiu com o crescimento do nosso Estado de Goiás e, em especial, da nossa cidade de Goiânia, seja no incentivo e geração de empregos na formação de profissionais nas áreas onde atua, como também na cultura e lazer, entre muitas outras questões que são importantes para o crescimento do nosso Estado", anota Bruno em justificativa.
O 1º secretário da Alego, deputado Virmondes Cruvinel (UB), visa conceder a honraria, através do projeto de número 4696/23, a Adriana Roveri das Neves, natural de São Paulo (SP). Adriana é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1996). Ela é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Caldas Novas, exercendo atualmente as funções de docência e coordenação, e membro docente do Conselho Superior Universitário.
Adriana já atuou nas coordenações setoriais dos cursos de administração e hotelaria, com vasta experiência na área de administração, com ênfase em administração de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, planejamento estratégico, estratégias competitivas, gestão da qualidade e produtividade e atendimento hoteleiro.
O deputado Veter Martins apresentou o projeto de número 4700/23, com a intenção de conceder o título de cidadania a Ivan Emerson Nobre Freire, cearense da cidade de Fortaleza. Ele mudou-se para Goiás com seus pais aos 2 anos de idade e aqui continua. Durante a infância, morou durante dois anos na cidade de Goianésia, depois estabeleceu-se no município de Anápolis, cidade na qual cresceu e obteve muitas conquistas.
Empreendedor nato, Freire teve a primeira atividade como promoter de desfiles de moda, na época uma novidade para Anápolis. Já no ano de 1994, fundou uma loja de bolsas e acessórios no terminal urbano de Anápolis, e ali ficou até o ano de 2015.
Freire é dono da empresa LED Mídia Brasil, que conta com uma das tecnologias mais avançadas do mercado. A empresa tem quase 200 m² de painéis de LED, tornando-a uma das maiores do Estado, gerando receita e empregos. No ano de 2019, iniciou com o projeto aniversário solidário, evento que ocorre anualmente no mês de dezembro, objetivando a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Portanto, é uma iniciativa que ajuda a população carente goiana.