Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário da Alego ficou lotado durante sessão solene, proposta por Bia de Lima, em homenagem aos profissionais da educação

30 de Outubro de 2023 às 13:15
Crédito: Denise Xavier
Plenário da Alego ficou lotado durante sessão solene, proposta por Bia de Lima, em homenagem aos profissionais da educação
Sessão solene em comemoração ao Dia do Professor

Na manhã desta segunda-feira, 30, o Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco de uma grande e movimentada sessão  solene, proposta pela deputada Bia de Lima (PT), em homenagem a docentes e servidores administrativos da educação goiana, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo Paulo Freire a mais de 750 trabalhadores.

Além da deputada, compuseram a mesa de trabalhos: deputada federal delegada Adriana Accorsi; presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás, professor Flávio Silva; professor e diretor do Cepi Lyceu de Goiânia, Ricardo Marques; diretora do CMEI Criança Feliz de Jataí, Solange Freitas; secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, professora e mestra Ludymilla Morais; servidor administrativo de Aparecida de Goiânia, Alaides Joaquim.

Com abertura marcada por palavras de agradecimento e respeito à classe, Bia de Lima destacou a importância da educação e da valorização dos professores. "A entrega do certificado, conforme requerimento de minha autoria, é um momento de grande alegria para nós e, principalmente, uma oportunidade para fortalecer essa categoria fantástica", afirmou a deputada.

Bia ressaltou o papel fundamental dos educadores na formação de crianças e adultos. "Na educação, nós lutamos todos os dias para fazer das crianças adultos fortalecidos, preparados do ponto de vista profissional, do ponto de vista humano e do ponto de vista pleno. É uma profissão que exige dedicação e comprometimento ao longo de toda a vida."

A parlamentar reconheceu os desafios enfrentados pelos profissionais da educação. "Tem horas que a gente consegue, tem horas que não, tem horas que a gente avança, tem horas que, infelizmente, retroagimos, mas a gente não descansa nunca." Ela enfatizou seu compromisso em continuar homenageando os educadores nos próximos anos.

Bia também relembrou o momento em que os professores de Goiás se mobilizaram contra a retirada da titularidade e a aprovação da reforma da previdência. "Começou com a tirada da titularidade, depois avançou com a reforma da previdência, quando naquele momento nós ficamos mais de 30 dias acampados na Assembleia Legislativa, dizendo os malefícios que iriam antevir com reforma da previdência. Muita gente não acreditou e aí se instaurou o sofrido desconto, que eu chamo de confisco, de 14,25% dos aposentados, não apenas da educação, mas de todos as categorias abaixo do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)."

Ela ressaltou ainda a importância de se reconhecer o impacto que essas mudanças tiveram na vida dos aposentados e pensionistas, que continuam pagando contribuições previdenciárias que afetam significativamente seu poder de compra e qualidade de vida.

Ela concluiu a fala, destacando a necessidade de valorização dos professores e profissionais da educação, afirmando que a educação precisa de um olhar diferenciado e investimentos consistentes. "Nós precisamos ser valorizados, como profissionais importantes que somos, para construir a sociedade do futuro, onde as pessoas tenham respeito e credibilidade. O desenvolvimento social e o desenvolvimento econômico passam pela educação."

 Reconhecimento

A deputada federal Adriana Accorsi (PT), destacou o trabalho da correligionária Bia de Lima (PT), proponente da sessão, ressaltando seu comprometimento com a educação. "Como filha de professor e professora, eu me sinto honrada, orgulhosa, representada por você. Você é luta, é corajosa, atuante e incansável. Receba meu abraço em nome do nosso partido e das mulheres do Estado de Goiás", declarou Adriana.

Ricardo Marques, professor e diretor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, também participou da sessão. Ele enfatizou a importância da união de todos os profissionais da área. "Aqui não estamos comemorando apenas o Dia do Professor. O professor faz a educação, mas sem os administrativos não tem como. Somos todos educadores. Queremos criar ambientes escolares que promovam a diversidade e formem uma sociedade melhor."

Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Feliz, de Jataí, Solange Freitas em discurso destacou o papel fundamental dos professores na formação das crianças e na sociedade como um todo. "Cada um de nós tem um papel muito importante. Marcamos a vida das crianças, seja a do menorzinho ou do mais velho. A gente marca de uma forma ou de outra, de uma forma boa ou uma forma ruim", ressaltou.

A educadora fez uma homenagem à deputada proponente da sessão, destacando a influência da parlamentar em sua escolha pela carreira de professora. "Foi por ela que eu escolhi exercer a função de professora. Representar os professores nessa homenagem da Alego vai, portanto, muito além desse momento", afirmou.

Solange Freitas compartilhou sua história de superação, lembrando da professora Maria Euzébia (Bia de Lima), que a inspirou durante sua infância e adolescência. "Conheci a professora Maria Euzébia aos 6 anos de idade. Ela não só me alfabetizou como me inspirou a ser professora. Uma época de muita pobreza e dificuldades, vinda de uma família praticamente analfabeta. Porém, minha mãe não mediu esforços para receber os materiais escolares que o Governo de Goiás ofertava aos alunos."

A diretora do CMEI Criança Feliz, também falou da influência da deputada em sua jornada acadêmica. "Cerca de 20 anos depois, na licenciatura de pedagogia, tive a honra de reencontrar e ser novamente aluna da professora Bia. Assim, uma criança oprimida se tornou uma jovem professora decidida e livre para, de igual forma, educar, inspirar, transformar e libertar", enfatizou.

Transformação

Servidor administrativo em uma escola, em Aparecida de Goiânia, Alaides Joaquim emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória e sua gratidão aos professores. "A educação me transformou. Acredito na educação e em vocês, professores. Estou ao lado de vocês em todos os momentos. Valeu a pena fazer parte da educação durante minha vida profissional", expressou.

A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora e mestra Ludymilla Morais, destacou a importância da luta dos educadores e a conquista de seu espaço na Alego. "Nós sabemos quantas vezes fomos retirados deste lugar. Hoje, entrar pela porta da frente para ocupar esse lugar é uma vitória para todos nós. Essa homenagem é merecida, e daqui para frente celebraremos essa data nesta Casa conosco dentro dela", afirmou Ludymilla.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), professor Flávio Silva, fez um apelo para que os eleitores estejam atentos na hora de escolher seus representantes. Ele ressaltou a importância de votar em candidatos comprometidos com a educação e não apenas em discursos vazios. "Muitos parlamentares falam em defender a educação para ganhar votos, mas depois votam contra ela. É preciso ficar atento na hora de votar, para não eleger parlamentares que não defendem nossos interesses", alertou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.