Participantes de audiência pública exigem soluções rápidas da Equatorial
Na manhã desta terça-feira, 31, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia uma audiência pública que reúne diversos representantes da sociedade e autoridades em busca de respostas e soluções para os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica em Goiás. A audiência conta com a participação do superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael; dos deputados Talles Barreto (UB) e Dra. Zeli (UB); do vereador por Goiânia, Leandro Sena (Republicanos), entre outros.
Levy Rafael, superintendente do Procon Goiás, destacou a parceria entre o Procon e o Governo em busca de soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores goianos. Ele enfatizou que, desde que a Equatorial assumiu a concessão de energia elétrica em Goiás, o Procon tem trabalhado em conjunto para garantir que o consumidor não seja lesado. No entanto, ele expressou sua frustração com as respostas apresentadas pela empresa durante a audiência: "Infelizmente as respostas não foram novamente a contento".
Levy Rafael questionou a empresa sobre os motivos das constantes interrupções de energia elétrica e a falta de investimentos efetivos para resolver os problemas. Ele pediu documentos que comprovem os investimentos realizados e um plano de ação claro para solucionar as questões enfrentadas pela população.
A deputada Dra. Zeli (UB) destacou que a realidade apresentada na audiência reflete o que ela observa em sua região de representação. Ela ressaltou que as pessoas procuram os deputados em busca de soluções para os problemas causados pelas constantes quedas de energia e enfatizou a importância de garantir um fornecimento de energia estável, especialmente em situações críticas, como cirurgias em hospitais.
Leandro Sena, vereador por Goiânia, fez um depoimento destacando as ações realizadas na Câmara Municipal de Goiânia para buscar soluções para os problemas no fornecimento de energia elétrica. Ele expressou preocupação com a falta de energia em serviços essenciais, como saúde e educação, e pediu uma resposta clara e objetiva da Equatorial Goiás para resolver definitivamente os problemas enfrentados pela população.
O deputado Talles Barreto (UB) ressaltou a importância do encontro para discutir o tema. Ele fez um breve histórico sobre a situação da energia elétrica no Estado, mencionando a passagem da Celg para a Equatorial. O deputado enfatizou que a rede de energia em Goiás está comprometida, e a Equatorial tem trabalhado para melhorar a situação. No entanto, ele expressou o sentimento de insatisfação da população com os constantes problemas no fornecimento de energia, especialmente em relação à nova forma de distribuição que deixa áreas sem energia enquanto outras continuam funcionando. O deputado fez perguntas sobre investimentos em transmissão e pediu um prognóstico das redes de transmissão, buscando soluções de curto, médio e longo prazo.
Já o deputado Paulo Cezar (PL) abordou a necessidade de planejamento de curto e longo prazo para resolver os problemas de energia em Goiás. Ele destacou que sente saudade da época da Celg, mencionando que muitos, como ele, hoje sentem falta da empresa estatal. O deputado fez uma proposta para viabilizar um planejamento em conjunto com a Equatorial para resolver os problemas de fornecimento de energia e enfatizou a importância de resolver questões emergenciais, como o desligamento das chaves em situações de chuva, para evitar transtornos aos consumidores.