Município de Anhanguera pode receber título de Capital do Limão
Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), foi protocolado, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a propositura nº 1560/23, cujo objetivo é conceder ao município de Anhanguera o título de Capital do Limão Tahiti do Estado de Goiás. A matéria foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira, 31.
Para justificar a matéria, Sebba aponta que a concessão do título propiciará ao município a se posicionar no mercado e expandir as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e econômico, além de atribuir uma identidade econômica, estimular o turismo local e geração de renda. Anhanguera fica a 295 km de distância de Goiânia, no extremo sudoeste do Estado (divisa com Minas Gerais), e tem cerca de 1 mil habitantes. Trata-se do menor municípo de Goiás e um dos menores do Brasil.
Gustavo Sebba destaca que a cultura do limão tahiti é considerada uma das mais rentáveis em todo o País, sobretudo pela capacidade de adaptação às condições do clima e de temperatura do Estado, com crescimento e floração contínuas e colheitas ao longo de todo o ano. O texto aponta, ainda, a importância do fruto para a economia.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, no ano de 2022, os limões e limas foram a terceira fruta mais exportada pelo Brasil em receita. Em volume, o total exportado pelo Brasil mais que dobrou de 2012 para 2022, totalizando pouco mais de 156,25 mil toneladas. “É um comércio bastante relevante e de suma importância, por sua escala de produção e de comercialização”, aponta Sebba.