Ex-deputada Isaura Lemos é entrevistada no Programa Alego Mulher da TV Alego, que vai ao ar neste final de semana

Ocupante de cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em cinco legislaturas, Isaura Lemos foi entrevistada no Programa Alego Mulher da TV Alego. Um dos pontos mais ressaltados pela ex-deputada foi a importância da participação dos jovens no processo político. Segundo ela, os jovens de hoje não desejam mais ser enganados por falsas promessas divulgadas em campanhas políticas. “Essa juventude está mais atenta aos acontecimentos. Eu mesma observo isso com meus netos, que buscam ouvir os dois lados para tirar suas próprias conclusões.”
A entrevistada disse que, por muito tempo, houve uma disseminação sistemática de várias campanhas contra a política brasileira por parte dos jornais e emissoras de televisão, o que tem afetado as decisões das gerações futuras. Isso leva a uma redução de opções para a população jovem, comprometendo a busca pela articulação para garantir, preservar e fiscalizar os direitos da população.
"Com isso, a mídia não incentiva os jovens a se envolverem na política", ressalvando que não é contra os jornalistas em geral e que esses não necessariamente promovem esse tipo de pauta. “Os grandes conglomerados da mídia também são manipulados pela mídia internacional, que tem seus próprios interesses. Assim, nós políticos vivemos em uma situação de guerra de narrativas”, disse.
Só o negativo
Tradicional militante de partidos de esquerda em Goiás, Isaura Lemos argumenta com convicção a favor da política, ressaltando que as mídias tradicionais têm focado apenas nos aspectos negativos dos processos legislativos aplicados no Estado. “Isso não é mostrado. Se você observar canais como este [da TV Alego], que têm esse papel de mostrar o que realmente está sendo feito, [a ação de] cada parlamentar, suas preocupações e o dia a dia deles”, disse.
A ex-parlamentar destacou uma de suas principais bandeiras na vida política, a luta pela casa própria para as famílias carentes, que já beneficiou mais de 40 mil pessoas ao tirá-las do aluguel e proporcionar dignidade aos mais vulneráveis. “Esse movimento foi praticamente uma condição que me possibilitou ser deputada. Fizemos esse movimento para cadastrar famílias sem moradia e fomos até ao Iris Rezende. Foi muito difícil para o governador Iris nos atender naquela época”, explicou.
Mediante isso, durante o governo de Iris Rezende, foram obtidos 1.123 lotes, que se tornaram o bairro da Vitória, e outros 1.800 no bairro São Carlos. “Mesmo com a doação desses lotes pelo governo, tive muita dificuldade para levar saneamento e asfalto para esses bairros. Mas, com a ajuda do Iris, conseguimos regularizar tudo”, disse.
Ao final da entrevista, Isaura Lemos reforçou a importância da mobilização da sociedade em busca do direito à dignidade humana e social. “Essas famílias têm todo o direito de buscar seus direitos constitucionais de terem uma moradia de qualidade”, concluiu.
O programa será exibido pela TV Alego a partir de sábado, 4 de novembro. Mais detalhes sobre a programação da TV Alego podem ser consultados nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, bem como no site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e no canal do YouTube.